Quais são as políticas e leilões do regulamento do espectro 5G?
P>Políticas de regulamentação do espectro 5G[1] :
- 5G necessita de uma quantidade significativa de novo espectro móvel harmonizado. Os reguladores devem procurar disponibilizar 80-100 MHz de espectro contíguo por operador em bandas médias 5G prime (por exemplo 3,5 GHz) e cerca de 1 GHz por operador em bandas de ondas milimétricas (isto é, acima de 24 GHz).
- 5G precisa de espectro dentro de três faixas de frequência chave para fornecer uma cobertura alargada e suportar todos os casos de utilização. As três faixas são: Sub-1 GHz, 1-6 GHz e acima de 6 GHz.
- WRC-19 serão vitais para realizar a visão de ultra-alta velocidade para 5G, e o apoio governamental para a indústria móvel é necessário durante todo o processo. A GSMA recomenda o suporte às bandas de 26 GHz, 40 GHz e 66-71 GHz para celulares.
- Exclusivamente o espectro licenciado deve continuar sendo a abordagem central de gerenciamento do espectro de 5G. A partilha do espectro e as bandas não licenciadas podem desempenhar um papel complementar.
- A colocação de espectro de lado para as verticais nas bandas 5G prioritárias pode comprometer o sucesso dos serviços públicos 5G e pode desperdiçar espectro. Abordagens de compartilhamento como o leasing são melhores opções onde as verticais requerem acesso ao espectro.>li>li>Governos e reguladores devem evitar inflar os preços do espectro 5G (por exemplo, através de preços de reserva excessivos ou taxas anuais), pois correm o risco de limitar o investimento na rede e aumentar o custo dos serviços.li>Reguladores devem consultar as partes interessadas 5G para garantir a concessão de espectro e abordagens de licenciamento devem considerar planos de implantação técnica e comercial.>li>Governos e reguladores precisam adotar medidas políticas nacionais de espectro para encorajar investimentos pesados de longo prazo em redes 5G (por exemplo, licenças de longo prazo, processo claro de renovação, roteiro do espectro, etc.).
A Comissão Federal de Comunicação dos EUA (FCC) anunciou a conclusão bem sucedida da licitação no segundo leilão (Leilão 102) de espectro de ondas milimétricas atribuído para 5G. No total, o leilão de licenças na banda de 24GHz angariou 2,02 mil milhões de dólares. O leilão anterior de ondas milimétricas de licenças de 28 GHz (Leilão 101) foi concluído no final de janeiro e levantou cerca de USD 700 milhões.
A agência disse que lançará um aviso público para o Leilão 102 e também para o Leilão 101 fornecendo resultados detalhados e informações para os licitantes vencedores nos procedimentos pós-lançamento.
A FCC já está olhando para o seu próximo leilão de espectro nas bandas superiores de 37 GHz, 39 GHz e 47 GHz, que disse que será o maior leilão de espectro na história dos EUA.
Footnotes
[1] As posições do espectro de 5G oferecem um roteiro para os reguladores - leilão Espectro[2] US 5G, na banda de 24 GHz