A Netflix deve fundir-se com a Warner Bros. para competir com a Disney Plus+?
Não creio que esta seja uma ideia tão louca, e poderia haver algumas vantagens concretas para ambas as empresas se a AT&T, proprietária da Warner Bros através da sua subsidiária WarnerMedia comprasse a Netflix.
P>Primeiro de tudo, a Netflix deveria fazer isto? Bem, antes de mais nada, a Netflix está a esforçar-se ao máximo para manter a sua independência e não ser comprada.
A forma como estão a fazer isto é mudando o tipo de conteúdo que têm no seu serviço. No passado, Netflix construiu seu nome sendo o lugar para ir a shows clássicos de antigamente, como Friends and the US Office.
No entanto, como esta imagem acima mostra, a Netflix muito provavelmente perderá a maioria dos seus programas mais vistos, porque os proprietários destes programas já perceberam o valor nas suas bibliotecas de conteúdos e estão no processo de configurar os seus próprios serviços de streaming, tais como Disney+, HBO Max e Peacock.
Então a Netflix está agora a gastar grandes somas de dinheiro no seu próprio conteúdo original, tais como Orange is the New Black, House of Cards e Stranger Things. Entretanto, eles ainda estão pagando grandes somas de dinheiro para manter o conteúdo licenciado pelo maior tempo possível, para ganhar tempo para reverter a tendência dos telespectadores observando mais conteúdo licenciado do que o conteúdo original.
Isso, entretanto, está colocando uma enorme tensão nas finanças da Netflix, e eles estão pegando enormes empréstimos e contraindo enormes dívidas.
Embora esses números sejam antigos agora, a dívida da Netflix está apenas crescendo. Netflix estava usando aumentos de preços junto com mais assinantes para financiar este gasto de conteúdo, mas agora que a Disney+ e a Apple TV+ subcotaram o Netflix maciçamente, sua capacidade de aumentar o preço provavelmente foi interrompida em suas pistas.
O jogo que Netflix está tomando é que eles podem reverter o gráfico de torta que mostrei acima, e fazer com que a maioria dos telespectadores venham ao Netflix para seu próprio conteúdo original que o próprio Netflix controla. Isto, claro, levará tempo e um investimento significativo.
Para ganharem mais tempo, a Netflix também tem de manter o conteúdo que mantém os seus subscritores de volta e, por isso, tem de gastar enormes somas de dinheiro no conteúdo licenciado juntamente com o conteúdo original gasto.
Se a Netflix conseguir fazer esta reviravolta com rapidez suficiente, então as coisas parecem muito cor-de-rosa para eles.
Se não conseguem, então uma empresa maior como a AT&T, para a WarnerMedia, ou a Comcast para a Peacock, bem como a empresa que se diz perenemente estar a comprar a Netflix, apesar do sangue mau que se forma entre eles, a Apple para a Apple TV+, certamente adorariam comprar a Netflix.
A maior razão para alguém comprar a Netflix seria para a sua base de subscritores, que é obviamente muito grande, e que só deverá aumentar nos próximos anos.
>Artigos semelhantes
- É possível a Disney comprar CDs à Warner Bros.?
- Quem você acha que vai ganhar na Disney Plus vs Netflix, e você vê a Disney se fundir ou ser comprada pela Apple?
- Porque é que a Warner Bros está a lançar tantos filmes sobre a HBO Max? Como irão gerar receitas para os filmes?
- Se a Warner Media nunca fosse comprada pela AT&T, e se fundisse com a ViacomCBS, poderia finalmente competir com a Disney?