Para que serve uma porta eSATA? É uma destas úteis em um laptop ou posso usar a porta USB para conectar um HDD externo?
SATA é a abreviação de "Serial Advanced Technology Attachment" interface. Há anos atrás, a série IBM PS/2 introduziu a interface AT Attachment, uma forma barata de anexar um simples disco rígido inteligente. Ao longo dos anos, esta ficou conhecida como "PATA", ou "Parallel ATA".
A combinação de despesas, velocidade e volume da interface PATA acabou por resultar na formação do Serial ATA Committee, que definiu a interface SATA. Realmente não tem nada a ver com a interface PATA a nível de hardware, mas manteve um grau de compatibilidade de software (novas funcionalidades precisavam de novos drivers).
SATA é uma interface ponto-a-ponto, não um bus: como PCI Express, USB, Firewire, etc... praticamente todas as interfaces e portas seriais modernas. O conector de dados SATA de 7 pinos contém três pinos terra e dois links seriais diferenciais, um para transmissão, outro para recepção, muito semelhante em conceito ao PCI Express e USB 3.0, ambos fornecidos mais tarde.
Em 2004, o Comitê Serial ATA entregou a especificação eSATA, que define um conector externo para as mesmas convenções de sinalização SATA. Isto permite que discos rígidos alimentados externamente sejam ligados a um controlador SATA interno do PC&apos.
Conectores SATA Standard e eSATA
Obviamente, o USB 2.0 já era uma porta externa popular em 2004 quando o conector eSATA foi definido. Então porquê usar o eSATA? A velocidade é a principal razão. O modo de alta velocidade do USB 2.0 é definido como 480Mb/s, que na prática fornece um disco rígido externo com uma taxa de transferência de cerca de 20-25MB/s... muito lento pelos padrões modernos. Houve três revisões principais do SATA: 1.0, que fornece 1.5Gb/s (150MB/s), 2.0, que fornece 3Gb/s (300MB/s), e 3.0, que fornece 6Gb/s (600MB/s)... it's tradicional para usar "bits por segundo" para conexões seriais, mas "bytes por segundo" para conexões paralelas e velocidades do disco rígido.
Também fornece um drive externo um pouco mais simples. SATA é a escolha esmagadora nas interfaces de discos rígidos para consumidores e empresas nos dias de hoje, e por isso a maioria das unidades pode interagir directamente ou através de um pequeno chip de buffer para uma ligação eSATA. Para USB, Firewire, etc. existe's um chip controlador que, nos tempos modernos, faz uma conversão de protocolo entre USB ou Firewire e SATA.
But, no que diz respeito ao desempenho, USB 3.0 abordou a grande diferença entre SATA e USB 2.0. O USB 3.0 adiciona dois conjuntos de ligações diferenciais, um para transmitir, outro para receber, assim como a manutenção do par trançado único USB 2.0 original. Assim, o USB 3.0 funciona a 5Gb/s (10Gb/s para USB 3.1), rápido o suficiente para qualquer drive externo único. O USB 3.0 também pode fornecer energia suficiente para muitas unidades externas, uma vantagem sobre o eSATA. E funciona com dispositivos USB 2.o também, então você pode ter um disco rígido que'é rápido no seu novo PC, mas ainda funciona no seu laptop ou tablet antigo -- USB é tão próximo de "universal" quanto qualquer interface de computador na história.
Então hoje, eu não'não vejo muito ponto em eSATA. Aí'não há nada de errado com ele além da questão da compatibilidade -- muitos PCs don'não têm portas eSATA.
Artigos semelhantes
- É melhor ter um HDD interno com uma SSD externa ou ter uma SSD interna com um HDD externo?
- Como ligar fios USB emendados à bateria do meu tablet para carregar? Como posso conectar um fio USB ao meu tablet contornando a porta do carregador
- Posso usar um carregador USB Tipo C (45W PD) para carregar um dispositivo micro USB através de um USB C para um cabo micro USB?
- Um HDD de 256 MB de cache é significativamente mais rápido do que um HDD de 64 MB de cache?