O que significa a expressão "a vida é uma simulação"?
A resposta a esta pergunta depende da teoria da simulação.
A teoria da simulação é complexa e remonta ao antigo conceito de "Maya[1]" na literatura Védica. Embora o texto seja aberto à interpretação, acredita-se amplamente que Maya é a ilusão de que vivemos numa realidade presente, linear, sendo a verdade que "realidade" é um tipo de simulação ou projeção da consciência que experimentamos como real.
Existem inúmeras variações da teoria da simulação, a mais popular historicamente é provavelmente a teoria do Demônio Maligno Descartes[2] dos anos 1600, o que essencialmente sugere que a realidade é um engano decretado por uma força maligna destinada a nos confundir. Esta teoria mais tarde se tornou a base para a teoria do Cérebro em um Jarro[3] dos anos 60, que é um pouco como as pessoas em cápsulas em The Matrix - somos apenas pessoas, alucinando uma realidade.
A teoria da simulação contemporânea mais popular é de Nick Bostrom[4] em 2003, que afirma que somos potencialmente uma simulação de uma raça altamente evoluída buscando entender realidades potenciais. Claro, estou resumindo por uma questão de brevidade sobre todas essas teorias. Meu ponto é que as origens da simulação precisam ser explicadas antes de questionar se há significado.
Por exemplo, se somos uma simulação sendo executada por uma raça altamente evoluída (possivelmente a nossa), então sim, há significado. O significado pode variar, mas pode ser para entender algum aspecto da evolução ou da história. Mas, então a questão torna-se - qual é o significado da vida para nós? Talvez então apenas para ajudar o nosso eu futuro?
>p>alguns sugerem que a nossa realidade é uma simulação da nossa própria consciência (pense na linha do cérebro no frasco). Se for esse o caso, talvez o significado seja entretenimento. Ou talvez o significado seja aprender lições e evoluir a nossa consciência através da simulação. Em outras palavras, não seria mais fácil simular uma experiência e aprender com ela em vez de viver uma vida ao acaso esperando ganhar algum tipo de compreensão?No final, não podemos saber com certeza se estamos vivendo em uma simulação. Embora certamente pareça possível, atualmente é incognoscível. Se você escolher acreditar nisso, será que isso lhe serve de algum benefício? Se você está potencialmente executando uma simulação para seu próprio benefício, reconhecer a simulação significa que sua vida não tem significado ou aumenta o significado de suas experiências? Não é possível que ser uma simulação torne mais significativa toda a sincronicidade e experiências da sua vida? Uma discussão pode ser feita de qualquer maneira, e é claro que é divertido teorizar.
>p>Pootnotes[1] O Conceito de Maya[2] Descartes' Epistemologia[3] https://www.iep.utm.edu/brainvat/[4] https://www.simulation-argument.com/simulation.pdf