Porque é que os filipinos têm tanto orgulho em dizer que falam inglês, mas muitas vezes têm medo de conversar comigo mesmo em inglês básico?
Para ser honesto, não tenho a certeza. A questão é que eu acho que há uma diferença entre entender inglês e falar inglês e a maioria dos filipinos se apóia mais na compreensão do que em falar. Deixe-me dizer-lhe isto a partir da minha experiência. A propósito, eu sou filipino, mas falo inglês. A sério. Eu não sou tímido para ter uma conversa com um falante de inglês.No passado mês de janeiro, eu deixei minha cidade natal para um lugar muito mais tranquilo. Decidi estabelecer-me aqui na província da minha mãe, Bicol, para poder continuar os meus estudos. A faculdade só começa em junho, então tenho tempo antes de me matricular. Quando cheguei aqui, eu não conhecia o dialecto local. Eu queria aprendê-lo, mas depois tive uma ideia. Eu já estou em contato com a língua inglesa, já que posso escrever nela. No entanto, não consigo falar inglês. Acho que é porque passei a maior parte do meu tempo jogando videogames, assistindo filmes e lendo histórias, então meu vocabulário se ampliou, mas minha habilidade de comunicação não melhorou. E provavelmente porque eu não tinha amigos, então sempre que eu falava, mesmo a minha língua, você não entenderia o que estou dizendo.
E assim eu praticava falar inglês. Todas as noites, quando todos na casa estavam dormindo, eu ia até o telhado e andava em círculos enquanto falava em inglês. Normalmente eu recontava todos os eventos da minha vida para o meu amigo imaginário, mas às vezes eu recitava as histórias que eu também escrevia. E durante cinco meses fazia com que a minha capacidade de falar melhorasse. Eu não falo mais em voz baixa, não mais gaguejando e gaguejando. Tudo bem, às vezes ainda falo, mas há uma melhoria. Agora eu tenho minha autoconfiança de volta.
Adiante para o primeiro dia de aula. Todos nós começamos com a coisa temida chamada "Introducing Ourselves". Na verdade eu estava nervoso quando era a minha vez de falar. Não ajudou que a minha tia fosse a instrutora daquela aula. Mas quando falei, ouso dizer que não tenho o sotaque filipino. Acho que fui eu quem me deu o sotaque do meu antigo colega de turma, que tem o sotaque de Seattle (pegue AteJessica hahahahaha). Eu me senti desconfortável com a resposta de todos.
Silêncio. Silêncio morto.
Então finalmente alguém disse "madugo" que é uma das poucas coisas que Pinoys diz quando eles ouvem palavras em inglês. Imagine se a vida fosse um anime, os filipinos teriam o nariz sangrando quando ouvem inglês como naqueles anime onde o pervertido vê o corpo nu de uma garota. Felizmente eles me entenderam, o que é graças ao meu treinamento. Infelizmente a maioria deles não presta para falar.
A minha turma tem 58 alunos. Faltam três, mas dois deles tornaram-se meus amigos. Os 55 restantes são um pouco confusos. Esqueci de mencionar que afirmei a eles que não falo nossa língua nativa, apenas inglês. Eles não acreditaram no início, mas eu disse a eles que cresci no exterior (EAU), o que é verdade, então eles acreditaram em mim. Por causa de eu falar inglês, eu tive uma reação diferente. A maioria deles evitou-me, tal como esta rapariga que me ignora totalmente. Alguns continuam a fazer rumores sobre mim. Os outros viram isso como uma chance de melhorar o vocabulário deles e fizeram amizade comigo. Quanto às pessoas fora da turma, as mesmas reacções. Mas os professores ficaram impressionados e foram amigáveis comigo. Também quando eles têm regras como "Inglês só nesta sala ou você paga 20 pesos por palavra" eles ficam indignados porque eu sou imune a essa regra.
Eu percebi uma coisa que responde a sua pergunta. Os filipinos afirmam que falam inglês porque faz parte do nosso currículo. A maioria dos filipinos não o aprende de cor, mas só o faz para poder passar o assunto. Quando se trata de falar, eles têm total medo de falar. A maioria dos colegas de classe que eu tinha dito não precisa aprender uma língua estrangeira em nossa terra natal (malditos hipócritas querem aprender coreano). Alguns disseram que não são bons a falar. Talvez eles estejam contentes com a compreensão da língua. Os outros não estão apenas interessados, provavelmente porque não se imaginam a falar com um estrangeiro.
Sim, temos a mesma reacção sempre que eu tentava ter uma conversa com aqueles que não são meus amigos. Tenho quase a certeza que sempre que falavas com alguém, eles riam-se, diziam algumas palavras em inglês e depois diziam "nose bleed". Acho que essa é a forma filipina de se afastar. Os filipinos não são propriamente rudes (retiro o que disse, a geração mais nova não tem maneiras), por isso é assim que eles lidam com a situação. E é meio irritante quando você quer fazer amigos mas você não consegue se comunicar porque eles não falam sua língua ou não querem.
>p>Pessoalmente eu acho que os filipinos simplesmente não querem sair da sua zona de conforto. Mas essa é apenas a minha opinião.Por isso acho que isto é tudo. Obrigado por ler. Se eu tiver erros gramaticais, por favor diga. Eu escrevi/escrevi isto com pressa. É suposto termos um apagão dentro de alguns minutos.
Agradecimentos pela edição!