Como se pode parar a extracção ilegal de ouro?
Grande pergunta. A mineração ilegal de ouro é um problema real em muitos países. Deixando os países desenvolvidos de lado, onde um forte Estado de Direito é aplicado e qualquer coisa ilegal é processada uma vez descoberta, penso que a sua pergunta é da maior importância em países em desenvolvimento como a Colômbia, Papua Nova Guiné, Laos, Serra Leoa e muitos outros.
Nestes países, a mineração ilegal de ouro é tanto positiva como negativa.
No lado positivo, proporciona renda para 100's de milhares de pessoas. Há literalmente milhões de mineiros de ouro em pequena escala (artesanais) que operam sem licenças de mineração. Se aplicássemos o licenciamento, como muitos países em desenvolvimento dizem querer, então muitas dessas pessoas não teriam nenhuma renda, pois não há como todos eles cumprirem o tipo de regulamentação e informar que os departamentos de mineração normalmente exigem.
No lado negativo, a mineração ilegal de ouro é horrível para o meio ambiente e a saúde, pois muitas operações usam mercúrio e algumas até usam cianeto, sem nenhum equipamento ou mecanismo de proteção para evitar a contaminação da água. As pessoas que vivem nos rios dos mineiros ilegais (e o processamento das rochas de ouro para extrair o ouro precisa de muita água, por isso a maior parte da mineração ilegal é feita em rios ou perto deles) são frequentemente envenenadas e afetadas pela mineração ilegal, pela qual não recebem nenhuma compensação ou benefícios. Os próprios mineiros operam ilegalmente, e assim o ouro é muitas vezes comprado por criminosos, e assim a mineração ilegal suporta a atividade criminosa.
Para responder diretamente à sua pergunta, o caminho óbvio para parar a mineração ilegal é para os países aplicarem as leis. Na prática, muitos governos de países em desenvolvimento são ignorados por populações rurais que não têm nenhuma interação com esse governo e não recebem nenhum benefício ou apoio. Eles não pagam impostos e não recebem ajuda. Por isso, o governo apenas emite uma proclamação de que a mineração ilegal deve parar será ignorada. O resultado, naturalmente, é uma ação policial e militar para fazer cumprir as leis. Para deter os mineiros, os governos muitas vezes confiscam equipamentos e colocam as pessoas na cadeia. Esta é a resposta a curto prazo que não aborda as questões de como essas pessoas vão sobreviver quando a mineração parar.
A resposta a longo prazo é mais complexa e exige que o governo ajude a transição de algumas dessas pessoas para outras formas de renda, como a agricultura ou empregos de manufatura (o que significa que educação e treinamento devem ser pagos), e, paralelamente, ajudar outros mineiros a se tornarem legais e seguros em suas operações (equipamentos, educação, custos de treinamento). Em outras palavras, o governo deve gastar dinheiro no curto prazo para dar apoio a mudanças de longo prazo.
Ajuda fiscal de longo prazo à maioria dos cidadãos rurais não é uma estratégia comum entre os países em desenvolvimento. Os problemas a curto prazo que eles enfrentam superam as soluções a longo prazo. Como tal, muitas organizações internacionais tentam ajudar esses países fornecendo assistência e treinamento.
O problema persiste, e muitos países estão ignorando-o, pois a solução não é simples.
Se você quiser saber mais, sugiro ir ao site do conselho do Ouro Artesanal
Têm montes de recursos e informações sobre o trabalho que eles e outros estão fazendo para ajudar a resolver este problema.