Na fórmula I = prt, qual é o valor de t?
Esta é a fórmula simples da taxa de juro. I é o juro, p é o princípio (ou seja, a quantidade de dinheiro emprestado/investido) r é a taxa de juros e t é o tempo para o qual o dinheiro é emprestado ou investido.
A única coisa a ter certeza é que o fator tempo está nas mesmas unidades que o fator taxa. Então se a taxa está em % por ano então o tempo é o número de anos, se a taxa está em % por mês então o tempo está no número de meses etc...
Então se você tomar emprestado £500 por 5 anos a uma taxa de 10% por ano e pagar os juros a cada ano e pagar o montante total devido no final dos 5 anos que você terá reembolsado, 500*10/100 * 5 = 50*5 = £250 de juros que devem ser adicionados aos £500 devidos, então você toma emprestado £500 mas paga £750 ao longo de 5 anos.
Agora se você conhece os juros e a taxa e o princípio e quer calcular o tempo, você pode reorganizar a fórmula da seguinte forma:
I = prt
[matemática]\frac{I}{pr}[/math] = t
Então vamos dizer que você investe £1000 e você sabe que o investimento rende 5% de retorno após o imposto. Quanto tempo você tem que investir antes de duplicar o seu investimento?
[matemática]\frac{1000}{1000* \frac{5}{100}}[/math] = [matemática]\frac{1000}{50}[/math] = 20 anos.
Isto só funciona se os juros forem pagos a tempo para que o princípio permaneça o mesmo. Se os juros não forem pagos a tempo ou se um retorno for reinvestido, esta fórmula torna-se inútil e temos de alterar o valor do princípio cada iteração que nos introduziria no conceito de juros compostos.