Como é possível uma porta USB entregar até 1800mA usando um cabo 'apenas carga' se a especificação USB é 500mA no máximo?
O comportamento típico é este. O smartphone se conecta a uma porta USB e tenta apertar a mão com o host USB. Normalmente, é isso que acontece quando você conecta seu telefone a uma porta USB ativa em um PC. Essa porta acordará capaz de fornecer 100mA (assumindo USB 2.0), o telefone e o PC farão esse aperto de mão, e o PC verá que o telefone gostaria de ter uma corrente mais alta. Como este é USB 2.0, o máximo que ele pode fornecer é 500mA.
Se você usar um cabo "somente carga", esse é um cabo especial que é feito para seguir a Especificação de Carga da Bateria USB. O que isto realmente faz é ligar as duas linhas de dados (em cada ficha... provavelmente não se preocupa em executar os fios de dados), sinalizando tanto o host (PC) como o target (Telefone) que esta é uma aplicação de carga. Nem todos os PCs vão entender isso, desde que a Especificação de Carregamento de Bateria saiu em 2007, a especificação USB 2.0 em 2000. Mas assumindo que o PC entende isso e o suporta, ele irá fornecer mais energia... se puder. Energia extra em uma porta USB é sempre opcional.
Também é possível obter este comportamento sem um cabo especial. Por exemplo, eu tenho um hub USB na minha mesa com uma porta de carregamento dedicada... essa porta já se identifica como porta de carregamento, e qualquer telefone ou outro dispositivo que conheça a Especificação de Carregamento de Bateria USB verá as linhas de dados ligadas e usará mais corrente, se puder.
Alguns telefones podem ser avisados para entrar no modo de carregamento quando virem uma porta USB ligada, o que significa que o telefone implementa o aperto de mão de carregamento, tornando a transferência de dados impossível, mas ativando a corrente mais alta no host USB ligado, se isso for possível para esse host.
USB 3.1 no conector Tipo C normalmente implementa a Especificação de Fornecimento de Energia USB, que é uma especificação de carregamento mais sofisticada que faz o aperto de mão de dados USB para determinar as demandas do dispositivo a ser carregado versus as capacidades do dispositivo de fornecimento de energia... no Tipo C, tanto o dispositivo pode fonte ou afundar energia, e a fonte pode fornecer tensões mais altas também. A especificação Quick Charge da QualComm funciona de forma semelhante, sobre USB 2.0.
Artigos semelhantes
- É ruim carregar meu fone de ouvido Bluetooth com um cabo de telefone comum ao invés do cabo USB que veio com ele? Ou o meu telefone com um cabo USB?
- Onde é melhor ver filmes de 4k na TV, através de um cabo HDMI PC-Cabo, ou através de uma porta USB de TV?
- Qual é a diferença entre um cabo de carga USB e um cabo de dados?
- Como obter uma especificação do protocolo de carga rápida 3.0 da Qualcomm