Se temos dongles que podem converter qualquer tipo de porta para USB, por que existem tantas portas diferentes?
Se temos dongles que podem converter qualquer tipo de porta para USB, por que existem tantas portas diferentes?
Eu diria que existem duas razões chave para isso.
P>Em primeiro lugar não há uma única autoridade decidindo como os requisitos de interface são atendidos pelas portas e cabos. Em vez disso, existem muitas organizações diferentes, cada uma com seus próprios requisitos e objetivos específicos. Isto leva a uma maior variedade de portas do que é estritamente necessário, incluindo exemplos ridículos como HDMI e DisplayPort, com suas respectivas equipes de padrões continuando a competir umas contra as outras.
Segundo, o consumidor médio não técnico está acostumado à idéia de uma determinada forma de porta fazendo um determinado trabalho. Eles usam esse conhecimento para facilitar a ligação das coisas. Assim, por exemplo, eles reconhecem uma porta HDMI em um laptop e isso lhes diz que é uma saída de vídeo para um monitor. Assim, embora uma porta bastante universal seja perfeitamente possível e na verdade já exista na forma de USB-C, muitos utilizadores não gostam disto porque não podem dizer o que qualquer exemplo individual da porta faz, e consequentemente descobrem que a conectividade muitas vezes não funciona como eles esperam. A própria universalidade de uma porta como USB-C funciona contra ela.
Indeed o que você tende a encontrar é que uma porta universal gera um mercado para dispositivos que os convertem de volta para as portas mais específicas e reconhecíveis, por exemplo: um hub USB-C ou uma coleção de adaptadores dongles. Na maioria dos casos seria mais sensato apenas comprar os cabos apropriados para conectar USB-C diretamente ao que você precisa, ao invés de usar hubs ou dongles, mas na prática as pessoas preferem a idéia de plug redondo em soquete redondo para um propósito e plug quadrado em soquete quadrado para outro. Assim, o uso de hubs USB-C e outros adaptadores apenas sustenta o uso de plugues e soquetes não universais mais antigos, e atrasa e dissuade a indústria de mudar para a conectividade USB-C em todos os periféricos.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre um USB 2.0 e um USB 3.0? As portas USB 2.0 suportarão unidades portáteis USB 3.0 ou pen drives?
- Os dispositivos USB 2.0 podem funcionar com portas USB 3.0? Os cabos USB 2.0 e 3.0 são intercambiáveis?
- Num powerbank móvel, nota-se que tem duas portas e fornece duas saídas diferentes 5v/1A e 5v/2.1A? Será que a saída em duas portas será a mesma?
- Os auscultadores USB tipo C funcionam em qualquer telefone com uma porta tipo C?