Porque é que o Eclipse, objectivamente, é um programa tão mau?
Depois de passar do eclipse para o IntelliJ em 2012, agora tenho de voltar a ele devido à política da empresa... Bem, o facto de estar a responder aqui diz tudo o que penso: agora vejo confirmado o porquê de me ter afastado dele.- É terrivelmente lento
- As 1000 perspectivas me deixam louco: de repente tudo está em todo lugar... sem coesão.
- O WTP ainda é uma droga depois de todos estes anos e eu ainda preciso regularmente parar o Tomcat, limpar todos os diretórios, reconstruir e redistribuir porque, por alguma razão, alguns recursos não são copiados.. até depois de algumas tentativas...
- O AutoCompletion ainda não é compatível com o IntelliJ's
- ctrl-clicando em um membro, o meu PC fica em repouso por 10 segundos... Estranhamente, pressionar F3 é mais rápido: então parece que existem dois algoritmos para a mesma função: um rápido e um terrivelmente lento.
- Agora você pode ter uma classe aberta que está totalmente escondida no painel de abas que mantém todas as classes abertas. Minimizar/maximizar a tela às vezes ajuda... só para dizer: ainda é uma pilha de bugs que você percebe diariamente.
Eu comecei a usar o eclipse nos tempos antigos porque todos usavam e, claro, era grátis. Mas agora eu pago de bom grado todos os anos para renovar a minha licença IntelliJ. Lamento dizer que isso não tem nada a ver com simples ódio contra a IDE nem com adoração divina ao IntelliJ, mas o eclipse, tenho certeza que faz o trabalho também, só que muito mais devagar e com mais agonia. É que as pessoas que nunca tentaram mais nada, não sabem o que estão perdendo. Usando o IntelliJ, a minha produtividade aumentou muito. Não posso colocar um número porque nunca o medi cientificamente, então o próximo é apenas uma estimativa, mas eu diria que, comparado ao meu último eclipse xp em 2011, eu subi de 40% a 50%. As principais dificuldades foram a integração com a maven, bugs WTP, problemas de dependência de plug-in. O último significa que você encontra um bug em um plug-in que requer uma atualização. Essa atualização depende do plug-in a, b para ser atualizado também. O plug-in a depende do plug-in c versão 1 e o plug-in b depende do c v2 então voilá... você precisa do c v2 mas depois do a não atualizar, etc. MUITO irritante.
Além disso, suporte. Embora o eclipse esteja aberto e a comunidade seja grande, encontrar a resposta para os problemas nem sempre é uma tarefa fácil. Minha XP com JetBrains/IntelliJ é que eu lhes envio um eMail e em 99% dos casos eu tenho uma resposta dentro de 1 ou 2 horas. Se não for a resposta libertadora, pelo menos há um trabalho quase sempre, por isso os tempos em que estive verdadeiramente bloqueado foram limitados. Nos casos em que lhes digo que estou bloqueado e preciso de uma solução imediata, as pessoas da JetBrains fizeram tudo o que puderam para me ajudar.
Todas essas coisas combinadas fazem-me dizer: abandone o eclipse e invista o dinheiro no IntelliJ se for um programador profissional. Isso compensa. Realmente compensa.
Esta é a minha opinião pessoal. Não quero faltar ao respeito a nenhum usuário que usa qualquer IDE. Eu não sou pago ou solicitado a escrever coisas tendenciosas. Espero que esta contribuição ajude as pessoas de alguma forma.
Cheers fellas :-)
Artigos semelhantes
- Porque é que o sol emite mais raios ultravioletas num eclipse do que nos dias normais?
- O que aconteceu ao Destruidor de Estrelas do Imperador Palpatino, O Eclipse?
- Qual é o emulador mais rápido para o desenvolvimento do Android que pode funcionar com Eclipse e Java?
- Como instalar e utilizar o Eclipse para desenvolvimento Java num HP Chromebook