Como esconder o meu talento e habilidade
Quando tens fome, tu comes. Quando estás com sede, bebes. Quando durante uma conversa ou em uma reunião você sabe a resposta para algo que você tem vontade de falar. É em tais momentos que seu SO, seu MONITOR deve intervir.
P>Primeiro, veja se alguém mais ou menos vem com o que você tinha em mente. Alegre-se se alguém o fizer. Os alimentos alimentam-no. A bebida sacia a sua sede. Mas projectar os seus conhecimentos ou talentos pode dar-lhe um tiro pela culatra. Você pode involuntariamente ofender, irritar ou antagonizar as pessoas quando você estava pensando que estava ganhando elogios para si mesmo.
"Agora espere um momento", você pode dizer. "Devo manter a boca fechada o tempo todo? É essa a melhor estratégia?"
Não. Definitivamente não. Na maioria das conversas ou reuniões com pessoas que estão familiarizadas com você, é provável que um certo número delas já esteja ciente de suas habilidades e talentos. Se você sempre mantém a mãe você pode ser marcado como falso.
Tivemos dois filhos no 6º ano que eu ainda me lembro até hoje. Eles sabiam as respostas para a maioria das perguntas literárias ou históricas. Eles até sabiam bem o latim deles para traduzir o Virgil em tempo real. No entanto, ambos mantiveram um perfil discreto. Quando muitos de nós levantaram a mão para responder à pergunta do professor, eles não levantaram a deles. Quando ninguém sabia a resposta, às vezes um dos dois, ou ambos, ofereciam uma resposta. Nem sempre. Às vezes eles esperavam que o professor apontasse para um ou outro de nossos sábios colegas de classe um pedido com um sorriso sabedor para a resposta apropriada que ele sabia que seria dada.
Agora tudo isso é "elementar [psicologia] querido Watson". No entanto, com que frequência o aplicamos?
Uma outra característica que você pode monitorar é o tipo de relacionamento que você tem com um indivíduo ou um grupo. Alguns de nós temos amigos que nos olham como particularmente conhecedores ou habilidosos. Na verdade, eles têm orgulho em ter um amigo que tem tantas respostas certas, brinca de Chopin's Etudes ou Charlie Parker's Ornithology com a mesma facilidade e até citação de Macbeth à vontade. Isso torna o ambiente mais seguro.
P>Pagamos para lembrar que todos nós temos que ganhar a vida num mundo que é competitivo e, às vezes, não muito amigável. Nós não gostamos de nos sentir ameaçados. Um amigo meu saiu de uma clínica depois de três pneumonias consecutivas com uma prescrição diária de algo como 15 comprimidos por dia. Após alguns meses, como o seu médico não estava sugerindo nenhuma mudança na dosagem, ele cortou arbitrariamente os 5 comprimidos da manhã. Durante um mês, ele tomou apenas 10 comprimidos diários em vez de 15. Depois fez um exame de sangue e o seu GP não conseguiu esconder a sua desilusão. O exame de sangue não poderia ter ficado melhor. O meu amigo disse-me que o médico tentou esconder o quão desanimado ele se sentia. Na verdade, ele tentou insistir que meu amigo fosse embalar todos os 15 comprimidos.
"Este é um país livre?" perguntou meu amigo. Neste ponto o médico percebeu que estava usando a abordagem errada.
"Eu sou apenas o consultor", ele sorriu. "É o seu corpo, a sua saúde e o seu direito de decidir."
Este também é um bom exemplo a ter em mente. Vale a pena não fazer os outros sentirem-se ameaçados, n'est pas? Ooooops...