Qual é a sua cena favorita da Princesa Mononoke?
A cena do deidarabotchi! Oh que cena foi essa! A sequência mais milagrosa da Princesa Mononoke é talvez a cena do Nightwalker, onde o deus Veado (Shishigami) aparece pela primeira vez sob a forma de Deerwalker. É pouco antes do amanhecer, e o Caminhante Nocturno está a regressar ao centro sagrado da floresta. O deus é imaginado como uma criatura gigantesca de luz, cheia de pontos de luz cintilantes, com gavinhas de energia, jogadas em azul pálido, lilás, violetas e cinzentos. Movendo-se muito devagar e muito graciosamente, percorre as árvores como se fosse uma piscina de verde. É uma imagem de um deus da natureza, a encarnação da floresta e da noite.
>p>A chegada do caminhante noturno é sinalizada pelo aparecimento do kodama aos milhares e eles começam a chocalhar muito rapidamente e ainda assim calmamente. Ninguém mais testemunha esta cena: é um contrato secreto entre os cineastas e os espectadores, com os personagens humanos e animais ausentes (Jigo e os seus associados vêem o caminhante nocturno à distância). Há um toque maravilhoso de fortes rajadas de vento a soprar pelo círculo das árvores, até criar ondulações na piscina. O caminhante noturno começa a degenerar em mais gavinhas de energia e começa a desabar na clareira central da floresta. Ashitaka, que foi fatalmente ferido ou provavelmente morto, afunda-se na piscina depois que San garantiu que deveria deitar-se metade na água e metade em terra. Ela também havia cortado uma planta e afixado acima da cabeça de Ashitaka para guiar o deus Veado.Então, talvez seja a cena mais memorável e de tirar o fôlego do filme. A câmera foca em um pedaço de grama por um longo trecho, finalmente terminando com algo nunca feito antes. O shishigami tem um pé no chão para brotar flores, grama e plantas. Assim como ele levanta o pé, todas elas murcham e murcham. Isto simboliza a associação do deus cervo com a vida e a morte, luz e escuridão, yin e yang. A sequência continua com a transformação do deus gigante em veado com o rosto quase humano, que se materializa na ilha, no centro da piscina. Esta cena apresenta um autêntico sentido de maravilha e espiritualidade. Outro aspecto chave nesta cena foi a mudez do deus cervo - poderia ter sido fácil dar ao shishigami uma voz de baixo eco. Mas o olhar silencioso que o shishigami dá para o público torna-se ainda mais poderoso.
No Princess mononoke, o trazer de volta à vida de um personagem tem uma emoção autêntica, que normalmente falta em cenas semelhantes em outros filmes. Ela tem o verdadeiro sentido de espiritualidade, importância e beleza necessárias na cena. Isto, juntamente com muitos outros momentos, faz da princesa mononoke talvez o melhor filme de anime de todos os tempos. E é também por isso que, Hayao Miyazaki é o maior animador a andar na superfície da Terra.