Qual é a altitude máxima do terreno que um avião de passageiros pode sobrevoar em segurança?
Outras respostas aqui apontam que os aviões normalmente sobrevoam mais alto do que o terreno mais alto da Terra. E claro, fisicamente, portanto, um avião pode sobrevoar qualquer terreno do planeta.
No entanto, no negócio das companhias aéreas, a capacidade de fazer algo fisicamente não é suficiente. Certas contingências têm que ser levadas em conta.
>ul>li> E se, por exemplo, o avião tiver uma descompressão, onde o ar dentro do tubo pressurizado em que você está sentado vaza a um ritmo tal que a altitude da cabine não pode mais ser mantida nos normais 6.000 a 8.000 pés (1.800-2.400 metros)? Afinal, na elevação dos cumes de muitas montanhas altas, o passageiro médio terá dificuldade para respirar normalmente. Muito menos esperar que os seus avós viajantes estejam bem quando o avião descomprimido não pode descer abaixo dos 20.000 pés (6.100 m) devido ao terreno.Simplesmente, a perda de um motor comprometerá o desempenho de tal forma que normalmente um avião bimotor precisará descer para qualquer coisa entre, digamos, 20.000 e 28.000 pés (6.000-8.500 metros), dependendo do seu peso. Seria extremamente irresponsável das autoridades traçar uma via aérea sobre o Planalto Tibetano e enchê-la de voos com 5 minutos de intervalo; isso é apenas um desastre à espera de acontecer um dia.[Claro, você pode voar fisicamente a 41.000 pés sobre o Planalto Tibetano (vermelho escuro aqui)... mas e se você perder sua pressurização? Seus passageiros pagaram para chegar vivos, muito obrigado.]
Também, em áreas de terreno alto, certas altitudes seguras são publicadas e os pilotos não podem voar abaixo disso. Isto poderia ser uma resposta por si só, mas vamos resumir dizendo isto:
- Você não pode voar abaixo da altitude+2.000 pés em áreas de terreno alto. Então mesmo que o Monte Kilimanjaro esteja "apenas" 19.300 pés acima do nível do mar, você não pode voar abaixo de 21.300 pés nessa grade, a menos que você tenha certeza de que está em uma das rotas publicadas que lhe permite descer.
- Airlines normalmente adiciona mais 1.000 pés a isso como margem de segurança extra. E algumas, como para onde eu voo, requerem que adicionemos outra margem em ventos fortes. (Devido ao efeito Venturi, os altímetros podem indicá-lo como se você estivesse mais alto do que realmente está.)
- Não voamos com altitudes GPS reais, mas com pressões de ar. Os altímetros estão realmente medindo a pressão estática do ar fora do avião, e indicando-a como se fosse uma altitude ou nível de vôo, de acordo com uma tabela fixa de "atmosfera padrão". A altitude actual do GPS será quase sempre diferente da altitude indicada do instrumento a bordo. Daí a necessidade destas margens de segurança.
Se você estiver atrás de um número fixo como limite de elevação, no entanto, eu não posso responder-lhe. Vê, depende das suas possibilidades de fuga.
No Planalto Tibetano há poucos ou nenhuns. Você está preso lá se você tem um problema técnico e não consegue chegar a algum lugar respirável (depres) ou mesmo voável (falha do motor). Portanto, as únicas vias aéreas que existem nas proximidades de Lhasa, uma possível opção de desvio, desde que você possa pousar lá.
Acima dos Andes, embora possa ter em locais de maior altitude mínima segura que você precisa respeitar, existem inúmeras vias aéreas. É óbvio que lá você pode descer a um nível seguro e aterrissar em qualquer lado da cordilheira, e por isso está tudo bem lá para voar sobre uma altitude mais alta.
[Os Andes. Uma longa cordilheira com terreno muito alto, mas você tem opções de desvio para o Chile de um lado, ou Argentina/Bolívia do outro lado se algo der errado sobre o terreno alto.]
[Não há muitas vias aéreas sobre o Himalaia e o Planalto Tibetano. As opções de desvio são poucas ou nenhumas, por isso os aviões não são permitidos lá com passageiros. Note que as vias aéreas Y1 e Y2 aqui, que voltarão mais tarde nesta resposta quando falarmos de cartas de fuga]
[Note a falta de linhas pretas - que são vias aéreas - nesta parte do Planalto Tibetano. O "ZULS" azul é o código do aeroporto de Lhasa, a capital administrativa do Tibete. As únicas vias aéreas estão nas proximidades desse aeroporto, oferecendo a única opção de desvio. O castanho 31.1 no sudoeste (inferior esquerdo) deste mapa representa 31.100 pés, a altitude mínima segura na grelha ao redor do Monte Evereste. Você vê uma via aérea ao sul das altas montanhas, mas nenhuma ao norte, mesmo que as altitudes mínimas seguras da grade podem ser mais baixas lá.]
Airlines publicam para seus pilotos cartas de fuga para áreas com terreno alto. Muitas vezes eu voo a Europa de e para o Sudeste Asiático, e são estas cartas que nos mantêm ocupados nesses voos. Nós continuamente programamos opções de desvio no computador de voo da aeronave, uma vez que é sempre melhor saber para onde ir e quão baixo você pode voar antes de uma emergência realmente o força a descobrir, e você tem outras coisas em sua mente também.
[Estas são cartas de fuga para os pilotos que voam na chamada "via aérea Y1" ao norte do Planalto Tibetano. A maioria dos números representam altitudes mínimas seguras, alguns para distâncias em milhas náuticas. Note que você pode voar mais baixo nas rotas/linhas publicadas, mas se você sair da pista por alguma razão, você precisa obedecer as altitudes mais altas da grade. Os últimos dois zeros - 00 - são omitidos aqui neste gráfico, para legibilidade - então 224 é realmente 22.400 pés. Você não vê neste último - onde diz "consulte [outros gráficos] para procedimentos" mas terá opções similares ao gráfico anterior de outra companhia aérea: "entre este e aquele ponto: desvie para lá ou para lá"...]
Charts como este permitem voos sobre terreno elevado. Mostra que a companhia aérea fez seu dever de casa no estudo das opções de desvio e planejou para contingências infelizes.
Como um aparte, em algumas rotas pode ser necessário despejar combustível para ficar mais leve e poder voar mais alguns milhares de pés mais alto, no caso de uma falha do motor.
Então para resumir e responder sua pergunta:
Depende das rotas de fuga e possíveis opções de desvio.
Como você perguntou sobre "altitude máxima do terreno" em sua pergunta, também uma pequena nota incluída aqui sobre isso:
[Temos termos específicos para altitude, elevação e altura. O que você quer perguntar na sua pergunta, portanto, é sobre a elevação máxima, e não sobre "altitude do terreno". Há outro termo que normalmente usamos em cruzeiro: "nível de voo". Isso indica que o altímetro é ajustado para corresponder à "atmosfera padrão", em vez de ser corrigido para a pressão de ar real do dia, usada mais próxima do terreno. Os dois últimos zeros são omitidos no termo "nível de vôo", como nos gráficos que você já viu antes. Assim, o FL410 está na verdade a 41.000 pés de altitude, desde que o altímetro esteja ajustado para 1013 hPa de pressão padrão.]
Artigos semelhantes
- Um avião de passageiros pode planar se todos os motores falharem? Se sim, os aviões com motores a jacto de cauda também planam?
- Qual é a altitude máxima para um drone?
- Qual é a altitude máxima atingida por um ICBM (míssil balístico intercontinental)?
- A que altitude devo ter uma ligação à Internet 4G/3G/GPRS num avião?