A GPU perde performance com o tempo?
Não, as GPUs não perdem performance com o tempo, mas é mais complicado que isso e há coisas além da GPU que podem fazer uma placa gráfica perder performance com o tempo:
Uma placa gráfica é composta de vários componentes incluindo uma GPU, um ventilador, capacitores e outros componentes pequenos, cada um com diferentes taxas de falha e características. Além disso, uma placa de vídeo funciona dentro de um sistema operacional, o que também pode afetar a performance. Aqui está uma análise de cada componente:
1. GPU. Uma GPU é um computador digital de propósito especial, projetado especificamente para renderizar imagens gráficas. Os computadores digitais são feitos de portas digitais e as portas digitais são feitas de transistores, nenhum dos quais se desgastam ou se degradam com o tempo. O circuito digital ou funciona ou não funciona e quando eles falham, geralmente falham completamente, tudo de uma vez.
Quando esses circuitos falham, normalmente é durante as primeiras semanas de operação. Isto é às vezes chamado de "mortalidade infantil", e é causado por defeitos na fabricação dos circuitos digitais. Uma vez que uma peça baseada em transistor tenha passado o estágio de mortalidade infantil, o dispositivo durará indefinidamente.
Ocasionalmente um transistor será atingido por um raio cósmico que danificará o dispositivo, mas isto é extremamente raro.
O resultado final é que uma vez que sua placa gráfica esteja rodando por um tempo, a GPU não se degradará e é muito improvável que falhe. Isso não é verdade para outras partes da placa.
2. Fãs. GPUs usam uma grande quantidade de energia que gera calor. O calor deve ser removido ou a GPU irá superaquecer e morrer. Geralmente, o calor é removido com um pequeno ventilador. Os motores e rolamentos dos ventiladores se desgastam com o tempo. As pás do ventilador também coletam sujeira e poeira, o que diminui sua capacidade de remover calor.
Se a GPU está começando a superaquecer, a GPU pode reduzir sua performance para evitar danos. Quando a GPU detecta altas temperaturas, ela reduz sua freqüência de clock, o que reduz o calor e diminui o número de operações que ela pode realizar em um segundo. Isso é chamado de "Thermal -Throttling" e pode reduzir drasticamente a performance.
3. Capacitores. As placas gráficas utilizam condensadores electrolíticos para filtrar o ruído que entra da fonte de alimentação.
O fluido dentro de um condensador electrolítico pode secar com o tempo, especialmente no ambiente quente dentro de uma caixa de computador. Isto fará com que o condensador funcione mal ou falhe completamente. Se os capacitores eletrolíticos em uma placa gráfica se degradarem, mais ruído elétrico pode entrar na GPU. Isso pode causar falhas no processamento de imagens e degradar a performance dessa forma.
4. Sistema operacional. Quando um sistema operacional é instalado pela primeira vez em um computador, ele tende a ter um número mínimo de aplicativos instalados. Com o tempo, as pessoas instalam mais programas e o sistema operacional se obstrui lentamente com os programas. Muitos desses programas são executados em segundo plano, de modo que o usuário não tem conhecimento do que está acontecendo; o computador só funciona mais lentamente e é menos responsivo. Isto irá afectar o desempenho da placa gráfica. A GPU não pode executar suas tarefas até que o sistema operacional alimente suas instruções e dados. Se o sistema operacional estiver atolado com outras tarefas, a performance da placa gráfica sofrerá.
Melhorando a performance. A maioria dos itens desta lista pode ser corrigida. Se o ventilador da GPU estiver entupido com sujeira, é relativamente fácil limpar o ventilador.
>p>Capacitores eletrolíticos podem ser substituídos, embora provavelmente esteja além das habilidades do usuário comum de computador.Reparo da placa de vídeo: substituindo um capacitor saliente em uma placa de vídeo
Finalmente, você pode remover tarefas e programas de fundo desnecessários do seu sistema operacional. Por exemplo, aqui está uma lista de programas comuns que são geralmente desnecessários e você pode remover com segurança:
20 processos do Windows que você pode matar para fazer seu PC rodar mais rápido
Existem também programas que ajudam a encontrar e desativar programas e processos desnecessários:
7 Ferramentas para fechar serviços e programas desnecessários para um melhor desempenho do sistema - Raymond.CC
Artigos semelhantes
- É a atualização da CPU ou da GPU que daria a melhor performance na execução de emuladores como o PCSX2?
- Qual é a diferença entre a GPU para jogos e a GPU para programação de gráficos profissionais?
- Os emuladores usam uma GPU dedicada? Os jogos em emuladores usam GPU?
- Como melhorar a performance de um aplicativo Android quando ele executa serviços em segundo plano