Casa > C > Como Eu Entenderia Melhor Um Centro De Inovação?

Como eu entenderia melhor um centro de inovação?

Na sua essência, um pólo de inovação é uma agregação de diferentes indivíduos e organizações que interagem e colaboram para emergir e levar ao mercado novas ideias que resolvem desafios sociais e comerciais.

Esta agregação pode ser num edifício físico ou pode estender-se a toda uma cidade ou região.

Conveniente/Facilitador

Tipicamente, haveria uma organização ou consórcio a desempenhar o papel de convocador/facilitador no pólo de inovação. Isto poderia variar desde uma entidade privada dedicada até uma agência governamental dedicada, uma universidade ou uma organização de propósito especial composta por representantes de várias organizações no centro.

Atividades de entrega de inovações

Atividades no centro de inovação cobrirão muitas vezes todo o processo desde a descoberta até a entrega bem sucedida de novas idéias como produtos, serviços ou infra-estrutura social que agreguem valor na solução de um problema social ou comercial claramente definido.

Estas actividades irão variar de:

  • investigação exploratória e disseminação da descoberta;li> actividades de co-criação potenciando o facto de que muitas vezes a inovação emerge nos limites dos campos e disciplinas com eventos que servem de plataformas para a polinização cruzada;>li>eventos de lançamento onde ideias emergentes têm a oportunidade de solicitar apoio para a prototipagem e implementação;>li>eventos de prototipagem ásperos (mais popularmente conhecidos como hackathons ou sprints de design) onde novas ideias podem ser rapidamente prototipadas e testadas para desenvolver o conceito e validar a sua viabilidade.

Space Layout

Além das actividades, o layout e o design físico do centro de inovação será feito de modo a aumentar as oportunidades de interacção e envolvimento para permitir que as ligações serendípitas aconteçam frequentemente em ambientes informais.

Isso poderia ser em cafés, cozinhas, áreas de estar, espaços para eventos, etc., onde as pessoas que normalmente não interagiriam podem ter a oportunidade de se encontrar e falar.

Se o centro de inovação transcende um local físico, haveria muitos espaços sociais onde as pessoas das diferentes organizações no centro poderiam se encontrar e interagir.

Parceiros externos

Além dos principais residentes e colaboradores nos centros de inovação, os interessados externos que possam ter interesses nas áreas em torno das quais as inovações podem estar surgindo também irão discar para o centro fisicamente ou através de seus recursos para que tenham uma noção do que está surgindo.

Estes poderiam variar de agências governamentais a grandes corporações e investidores, todos procurando uma participação nas novas soluções emergentes do centro de inovação.

>

Muitas vezes eles podem sinalizar interesses específicos, semeando competições e desafios em torno de seus interesses temáticos específicos para motivar os inovadores a canalizar suas energias para lá.

Perdidos na Tradução

Felizmente, o mal-entendido generalizado sobre o que é inovação e uma abordagem de sabor do mês à proliferação de espaços de co-trabalho mascarados como pólos de inovação tem distorcido a compreensão do que os pólos de inovação realmente são/conseguem ser e quais devem ser suas métricas de sucesso.

A grande variedade de formas pelas quais os pólos de inovação bem sucedidos têm funcionado com base nas peculiaridades das entidades e contextos que os convocam significa que há espaço para ser criativo dentro de limites claros.

Ainda Relevante

O desafio e o mal-entendido não obstante, a escala dos problemas que o nosso mundo e as sociedades a nível macro e micro requerem novas soluções que surjam a um ritmo tão rápido, senão mesmo mais rápido, à medida que os problemas mudam.

Como compreendemos a limitação da nossa abordagem predominante em silos para a geração e criação de conhecimento e a necessidade de explorar abordagens mais interdisciplinares e transdisciplinares para gerar ideias e soluções, a natureza convincente e colaborativa dos pólos de inovação ideais será agora mais do que nunca necessária.

De Clare Suyama

Quais são as funções do NIC, hub, router e switch? :: Como configurar uma rede DC++ na rede wifi universitária