Quão bons são os relógios Festina?
Relógios Festina são "bons" no sentido de um oposto de maus. Mas claro que tudo se resume ao que a sua definição de "bom" é.
Se um relógio "bom" para si é um relógio robusto e vistoso que mantém um tempo perfeito e que pode usar em todo o lado sem muito alarido, e não custa uma fortuna, então os relógios Festina são bons.
Apresentam geralmente um Miyota de quartzo japonês, que é um cavalo de batalha de um movimento. Os materiais com que são feitos são robustos e bastante agradáveis, com bons acabamentos e detalhes. O design é geralmente agradável à vista, mesmo um pouco agressivo. E o seu preço está certo, alinhado com o resto da concorrência - que é feita por relógios pop (Festina, Breil, Sector, Daniel Wellington, Fossil...) e relógios de moda (Diesel, Armani e todo aquele jazz).
Então, eu poderia dizer que desta forma eles são bons.
Em outro, eles são bastante ruins, como todos estes tipos de relógios são para um verdadeiro entusiasta de relógios.
Como eu disse nas minhas outras respostas, tudo se resume ao bang pelo buck, na minha humilde opinião. E estou a demonstrá-lo.
Então, verificando online, descubro que posso comprar este Festina chrono por cerca de 160 Euros.
Que não é mau, na verdade.
Este é um relógio vistoso, que se nota. Admito isso ao Festina.
Agora, deixe-me mostrar-lhe o que comprei pelos mesmos 160 Euros (na verdade, por um pouco menos)
Este é um relógio de pulso Zenith, cal 12 4 P - fabricado a partir de 1943, que se encaixa com o seu número de série de 3,9 milhões (que é carimbado no movimento). É um relógio adorável, com cerca de 70 anos, e o seu movimento suíço preciso faz tiquetaque e toca como um amuleto. Além disso, ele escorrega história e classe.
Talvez seja só eu, mas se eu fosse escolher entre os dois, eu levaria o Zenith a qualquer momento a qualquer dia. Especialmente porque o Zenith só pode subir de valor, enquanto o Festina - sendo fabricado em massa - cairia como uma pedra.
No final, é uma escolha pessoal. Quero dizer, há pessoas que compram réplicas de relógios, por isso os gostos são infinitos - e como cada um é rei na sua própria casa, os seus gostos são indiscutíveis.
Mas quero dizer, quando você define algo como "bom" eu tendo a julgar o termo "bom" como "acima da média".
Que o Festina não é. É completamente mediano. Vamos dizer uma boa média? Mas ainda média.
Este Zenith, em vez disso, é bom. É evidentemente melhor que um Festina, custa menos, e é único: seria difícil encontrar outro exactamente como este, tornando o seu portador bastante único.
Então, o que estás a escolher? A escolha é contigo, meu amigo.
Como uma nota para os meus leitores, além dos relógios que escrevo sobretudo sobre mobiliário e design: por isso, se estás interessado nestes campos, não te esqueças de verificar as minhas outras respostas e seguir-me. E um bom upvote é sempre bem-vindo!