Quão bons são os relógios Bvlgari?
Os relógios Bulgari actualmente em produção são de altíssima qualidade. Eles ganham regularmente prémios da indústria, julgados por especialistas. As suas complicações mecânicas são reconhecidas por pessoas de dentro (e cada vez mais com audiências de massa) como estando entre as melhores disponíveis hoje em dia. Mesmo os seus relógios de joalharia, muitos dos quais usam movimentos de quartzo de alta qualidade, são feitos com belos materiais e pedras, e são excepcionalmente concebidos/engenhados para o melhor ajuste de pulso.
Visitei pessoalmente as oficinas de relojoaria Bulgari, e o que eles fazem lá é incrível. Durante anos, estas oficinas produziram grandes complicações, tais como calendários perpétuos e sonetos. Estas oficinas (Daniel Roth e Gerald Genta) não eram originalmente parte da Bulgari, mas foram adquiridas na virada do milénio, e desde então têm vindo a fazer regularmente relógios mecânicos de alta aplicação com um estilo de design Bulgari icónico.
E não é realmente relevante que não tenham séculos de experiência na relojoaria. Um dos mais requintados exemplos recentes da relojoaria suíça vem de uma marca chamada Akrivia, que foi fundada em 2012. E há muitas marcas antigas por aí que fazem relógios medíocres.
Um dos relógios com melhor som que já encontrei é um Bulgari - o seu Carillon Tourbillon numa caixa de Daniel Roth Ellipsocurvex. E se ainda não ouviram o seu Octo Finissimo Minute Repeater, vale definitivamente a pena conferir.
Recentemente, os Bulgari têm-se especializado em relógios ultra-finos que estabelecem recordes, o que não parece ser grande coisa, mas realmente é. Não vou entrar no porquê agora; essa é uma pergunta à parte.
Há um mal-entendido bastante comum de que os Bulgari são uma marca da moda - não são. Mesmo os seus artigos de couro e acessórios apresentam desenhos clássicos, não da moda.
Ainda, a maioria dos relógios Bulgari modernos são absolutamente de topo. Muitos de seus modelos mais antigos também são ótimos, embora não todos - eu não sou louco pelo Assioma, por exemplo. Mas há uma razão para que o Bulgari tenha tido, ao longo dos anos consecutivos, o maior zumbido durante a exposição anual da indústria que tem lugar em Basileia.
.