O que é um sinal mínimo detectável?
Sinal mínimo detectável é a menor potência de sinal necessária para que o receptor seja capaz de descodificar a sequência de dados ou sinal transmitido, e depende de uma série de factores: Técnica de modulação utilizada, relação sinal/ruído mínima para o receptor descodificar o sinal transmitido (Sensibilidade do receptor), e quantidade de ruído (pode ser o valor de ruído bem como a temperatura do receptor) que afecta o sinal recebido no front-end do receptor.
Para algumas técnicas de modulação de baixa ordem, tais como : BPSK e QPSK, a sensibilidade do receptor é considerada melhor em comparação com técnicas de modulação mais elevadas, tais como 16-QAM ou superior, e isto é mostrado pelo gráfico seguinte da relação entre BER (Bit Error Rate) e SNR.
Desde que esteja no mesmo nível de SNR e, portanto, com a mesma potência, o sinal recebido para modulação de baixa ordem (BPSK) pode ter BER inferior em comparação com outras técnicas de modulação.
Outro fator que afeta o sinal mínimo detectável é o número de ruído e a largura de banda, já que com o aumento da largura de banda do sinal, mais ruído é recebido no circuito do receptor e, portanto, dando menor NF.
O próximo artigo fornece informações detalhadas sobre o Sinal Mínimo Detectável em aplicações de Radar. Clique aqui.
Artigos semelhantes
- Porque é que o sinal FM mono é mais claro do que o sinal estéreo FM a longas distâncias?
- Por que o símbolo '#' foi chamado de sinal numérico, sinal de libra, e agora 'hashtag'?
- Que peças de PC vou precisar para jogos de 4K em 3 monitores com um mínimo de 60 FPS?
- Qual é o número mínimo de músicos que uma banda deve ter para ser considerada uma 'big band'?