O que é subamostragem no processamento de sinais?
Subamostragem é o processo de amostragem de um sinal com uma frequência inferior ao dobro da frequência mais alta do sinal, mas superior a duas vezes a largura de banda do sinal.
Existe actualmente um grande número de padrões de comunicação diferentes, devido à aceitação generalizada das tecnologias sem fios. Como conseqüência, há uma tendência a projetar transceptores para múltiplos padrões [1-8]. Um problema semelhante surge na indústria de testes, onde os provedores de serviços de teste e certificação para a indústria de comunicação sem fio precisam de receptores multi-padrão, a fim de reduzir o custo em equipamentos de teste.
Com a topologia de um receptor multi-padrão, a colocação do conversor analógico-digital (ADC) dentro da cadeia front-end é crucial, pois a mudança dos blocos analógicos (filtro, mixer e amplificador) para o domínio digital aumenta a flexibilidade do receptor. O caso extremo é conhecido como o paradigma de rádio definido por software (SDR) [9,10], onde o ADC é colocado logo atrás da antena para digitalizar diretamente o sinal de radiofreqüência (RF). Para os padrões de comunicação atuais, esta abordagem impõe requisitos ao ADC além do estado da arte, onde o ADC é limitado a 7-8 bits para uma taxa de amostragem de 3 GS/s.
Se for útil, invoque e me siga para mais respostas.
Artigos semelhantes
- Como um minúsculo 3.0 (ARM Cortex M3) se compara ao Texas Instruments MSP 430 para processamento de sinais FFT?
- Os sinais móveis são FM e os sinais wifi são AM?
- O que a Sega realmente quis dizer quando disseram que a Sega Genesis tinha "processamento de explosão" enquanto alegava que a SNES não tinha?
- Que programas de processamento de texto são semelhantes ao Microsoft Word?