O que Walt Disney pensaria dos videogames?
Walt Disney o empresário provavelmente estaria muito envolvido no desenvolvimento de videogames se ele estivesse vivo hoje, embora ele possa desaprovar muitos outros jogos no mercado. Uma grande visão do seu personagem é o documentário Great Big Beautiful Tomorrow: The Futurism of Walt Disney, que pode ser visto de graça no YouTube. Ele sempre tentou resolver problemas com tecnologia de ponta, e geralmente conseguiu, impulsionando enormes avanços na animação, depois basicamente inventou a idéia de parques temáticos, depois animatrónica, e avançou para o planeamento e desenvolvimento urbano de uma "cidade de amanhã", que foi uma extensão natural do seu trabalho de parques temáticos. Infelizmente essa cidade efervesceu quando ele morreu, e se transformou no muito menos ambicioso Epcot que conhecemos hoje, mas isso mostra muito sobre quem ele era.
As semelhanças entre jogos e algo como o Disney World são enormes. São ambos uma síntese de arte e engenharia, concebidos para proporcionar uma experiência divertida e duradoura a um grande número de pessoas, mergulhando-as num novo mundo feito à mão e cheio de actividades, ao mesmo tempo que se foca no lucro sustentável.
Eu trabalhei num jogo uma vez em que o director de arte tinha experiência anterior na concepção de parques temáticos, e isso serviu-lhe bem. Além dos ambientes, o que eu vejo de particular similaridade é na verdade a animatrónica. Ver a subestrutura robótica dessas coisas, com toda a engenharia e programação que entra nela, tudo para servir um propósito artístico de dar vida a um personagem, me lembra muito bem o que fazemos na indústria de jogos. E claro que há uma porta giratória para artistas entre a indústria de filmes de animação (que a Disney foi pioneira) e a indústria de jogos - eu conheço vários artistas de jogos que já fizeram trabalhos cinematográficos.
Atrás de sua carreira, Walt Disney se mudou entre vários meios e disciplinas diferentes, para onde quer que ele visse um potencial criativo inexplorado. E em nenhum outro lugar há mais oportunidades para isso agora do que nos videogames. A capacidade de criar mundos virtuais vivos, respiradores e interativos, maravilhosamente criados por suas equipes de artistas e engenheiros, teria sido extremamente emocionante.
No entanto, eu não acho que ele teria se envolvido com jogos durante a infância deles. Algo como Pac-Man ou Asteroids não teria iluminado a sua imaginação. No entanto, os jogos de hoje são uma história completamente diferente.
Ele provavelmente teria se concentrado no tipo de jogos mais amigáveis à família, e teria menos respeito por jogos violentos (digo isto como um artista que tem feito muitos salpicos de sangue e explosões na minha carreira). Seus jogos teriam uma grande quantidade de narrativa e exploração. E seriam blockbusters de alto orçamento - Walt Disney nunca foi pequeno com nada, e ele tinha os recursos para fazer um grande splash com qualquer coisa que ele fizesse.