Qual deve ser o sabor de um bom charuto?
Sabor é algo que todos nós sabemos, mas infelizmente, significa algo diferente para cada um de nós, particularidade quando se trata de charutos. O desafio em definir ideias sobre o sabor é que, na sua maioria, ele'é completamente subjectivo. Depende quase inteiramente das nossas próprias percepções individuais.
A primeira coisa a saber é que esta é uma área de grande variação, e a maior extensão da subjectividade. Mas nos termos mais simples, os sabores de um charuto podem ser divididos em algumas das que podemos chamar de "categorias de sabores", ou domínios nos quais vários sabores caem.
Uma lista parcial dessas categorias pode incluir terra, madeira, especiarias, vegetais, e "outros". A categoria "terra" pode incluir descrições mais precisas, tais como solo, minerais ou sal. A categoria "madeira" pode ser expandida para incluir cedro, carvalho, ou pinheiro. Da mesma forma, a categoria "especiarias" pode incluir desde pimenta (e suas várias cores) até noz-moscada e canela. A categoria "vegetal" pode incluir sabores de erva, ervas, flores ou tabaco. Finalmente, a categoria "outros" incluiria certos sabores que não se encaixam bem em nenhuma das outras categorias, como chocolate, nozes, café, caramelo, carnes, couro, torradas, uvas passas, licores diversos e outros. E é importante notar que muitos desses sabores poderiam ser divididos ainda mais.
Existem vários problemas com esse tipo de sistema de classificação de sabor, não sendo o menor deles a subjetividade de tudo isso - o que sabe a chocolate e madeira para mim poderia saber a você como couro e ervas, e quem está certo? Isto leva à segunda grande questão: muitos dos "sabores" usados para descrever os charutos nunca passaram pelos nossos lábios colectivos. A maioria de nós nunca mastigou tiras de couro para ter uma idéia de como ele se compara aos nossos charutos favoritos. Da mesma forma, você não vai encontrar muitos conhecedores de charutos na floresta mastigando as folhas de um carvalho para ter uma idéia dos sabores. A maioria destes sabores - seja nos charutos que fumamos, ou nos sabores que os comparamos - são "provados" com o nariz.
O aspecto olfativo é crítico para a degustação de charutos. O sentido olfativo é um dos sentidos mais poderosos em sua conexão com a memória, e tem um alcance de reconhecimento muito maior do que os quatro sabores básicos de amargo, azedo, sal e doce (especialistas agora identificam um quinto gosto chamado "umami", que corresponde aproximadamente a delicioso, saboroso e redondo).
A maioria de nós nunca comeu couro, mas provavelmente todos nós já cheiramos uma poltrona de couro nova, ou uma bolsa de couro fino, e esse cenário - e inúmeros outros - pode ser detectado nos charutos que fumamos, e com a prática, pode se tornar parte do seu vocabulário gustativo.
Uma última nota sobre o sabor: o aspecto mais importante da degustação de charutos é sem dúvida o cérebro humano. Se você começar uma sessão de degustação de charutos esperando provar chocolate, é mais provável que você prove chocolate do que se você estivesse esperando provar cítricos. As nossas expectativas em relação a um charuto têm um papel enorme na determinação das nossas percepções. Na verdade, elas são inseparáveis.
Então como deve ser o gosto de um charuto? A resposta é: deve ter o gosto de qualquer sabor ou cheiro que você possa detectar nele, ou pelo menos o que você decidir que ele vai ter o gosto.