Como é que os fungos micorrízicos afectam o crescimento das plantas?
Positivamente! Para obter os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) técnicos, facilitam o crescimento vigoroso das plantas hospedeiras sob condições estressantes, mediando uma série de eventos complexos de comunicação entre a planta e o fungo, levando a uma maior taxa fotossintética e outros traços relacionados à troca de gases, bem como a uma maior absorção de água. Numerosos relatórios descrevem uma melhor resistência a uma variedade de tensões, incluindo seca, salinidade, herbivoria, temperatura, metais e doenças devido à simbiose fúngica. Quase 90% das espécies vegetais, incluindo plantas floríferas, bryophytes e samambaias, podem desenvolver ligações interdependentes com a FMA. A FMA forma vesículas, arbustos e hifas nas raízes, e também esporos e hifas na rizosfera. A formação de uma rede hifálica pela FMA com raízes vegetais melhora significativamente o acesso das raízes a uma grande superfície de solo, causando uma melhoria no crescimento das plantas. A FMA melhora a nutrição vegetal aumentando a disponibilidade bem como a translocação de vários nutrientes. A FMA melhora a qualidade do solo ao influenciar a sua estrutura e textura e, consequentemente, a saúde das plantas. As hifas fúngicas podem acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica do solo. Além disso, os fungos micorrízicos podem afectar a fixação atmosférica de CO2 pelas plantas hospedeiras, aumentando o "efeito sumidouro" e o movimento de foto-assimilados das partes aéreas para as raízes.
As pesquisas recentes mostram a importância da FMA e os avanços relacionados com a sua aplicação na agricultura como bio-fertilizantes na regulação do crescimento e desenvolvimento das plantas com uma melhor absorção de nutrientes sob ambientes stressantes, e o nível a que a FMA pode melhorar o crescimento das plantas sob ambientes stressantes.
Bio-fertilizantes são uma mistura de substâncias naturalmente presentes que são utilizadas para melhorar a fertilidade do solo. Estes fertilizantes são muito úteis para a saúde do solo, bem como para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Diferentes estudos de investigação realizados sobre a FMA durante as últimas duas décadas destacaram os seus inúmeros benefícios para a saúde do solo e produtividade das culturas. Portanto, acredita-se amplamente que a FMA poderia ser considerada como uma substituição de fertilizantes inorgânicos num futuro próximo, porque a aplicação de micorrizas pode efetivamente reduzir o uso quantitativo de fertilizantes químicos, especialmente de fósforo. O uso contínuo de fertilizantes inorgânicos, herbicidas e fungicidas tem causado vários problemas ao solo, às plantas e à saúde humana, através do seu impacto prejudicial na qualidade dos produtos alimentares, na saúde do solo e nos sistemas de ar e água. Acredita-se que a FMA pode possivelmente reduzir o uso de fertilizantes químicos em até 50% para melhor produção agrícola, mas esta estimativa depende do tipo de espécies de plantas e dos factores de stress prevalecentes.
Fonte:
Rólo de Fungos Micorrízicos Arbuscular na Regulação do Crescimento das Plantas: Implicações na Tolerância ao Estresse AbióticoTensões abióticas dificultam o crescimento e a produtividade das plantas. As alterações climáticas e as más práticas agrícolas como o uso excessivo de fertilizantes e pesticidas agravaram os efeitos das tensões abióticas sobre a produtividade das culturas e degradaram o ecossistema. Há uma necessidade urgente de técnicas de gestão amigas do ambiente, como o uso de fungos micorrízicos arbusculares (FMA), para aumentar a produtividade das culturas. Os FMA são vulgarmente conhecidos como biofertilizantes. Além disso, acredita-se amplamente que a inoculação de FMA proporciona tolerância às plantas hospedeiras contra várias situações estressantes como calor, salinidade, seca, metais e temperaturas extremas. A FMA pode tanto ajudar as plantas hospedeiras no aumento da regulamentação dos mecanismos de tolerância como prevenir a desregulamentação das principais vias metabólicas. A FMA, sendo simbiontes de raízes naturais, fornece nutrientes inorgânicos essenciais às plantas hospedeiras, melhorando assim o crescimento e o rendimento sob regimes sem stress e stress. O papel da FMA como biofertilizante pode potencialmente fortalecer a adaptabilidade das plantas a um ambiente em mudança. Assim, é necessária mais investigação centrada na promoção da qualidade e produtividade das culturas, mediada pela FMA. A presente revisão fornece um conhecimento abrangente e actualizado sobre AMF e a sua influência sobre as plantas hospedeiras em várias fases de crescimento, as suas vantagens e aplicações e, consequentemente, a importância das relações dos diferentes nutrientes das plantas com AMF.https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpls.2019.01068/fullArtigos semelhantes
- A força gravitacional afecta o crescimento ascendente das plantas?
- Por que não há opção de irrigação de plantas e culturas no jogo Simulador Agrícola? Quão realista é cultivar plantas sem água?
- Como é que os telemóveis afectam a vida das pessoas?
- Quais são as principais diferenças entre animais e fungos?