Os carros híbridos fazem mesmo sentido do ponto de vista económico?
Isso depende da sua situação.
Eu não conduzo muito(<2k milhas por ano). Olhando para o Honda Accord 2017(O primeiro carro que eu poderia pensar que tem uma opção padrão e híbrida) o modelo padrão começa em $22,455 e o híbrido começa em $29,605. O standard recebe 23/32 mpg e o híbrido recebe 49/47. Uma vez que a minha condução é maioritariamente feita até à mercearia, vou estimar que recebo 25 mpg no standard e 48 no híbrido. Assumindo que a gasolina é de $2.50 por galão vou gastar ~$200 por ano em combustível para o padrão e ~$104 para o híbrido. Sem levar em conta coisas como inflação, juros sobre o empréstimo do carro, ou o valor de tempo do dinheiro, levarei quase 75 anos para recuperar o investimento inicial através da redução dos custos de combustível.
Desde que estou perto do fim extremo dos condutores de baixa quilometragem, devemos olhar para o caso oposto. Para alguém que conduz 20k milhas por ano e vive na Grã-Bretanha (que tem impostos elevados sobre a gasolina, tornando o combustível ~5 vezes mais caro), os números parecem diferentes. Essa pessoa economizaria ~$5k por ano em custos de combustível. Como essa pessoa vai recuperar mais do que o investimento inicial em menos de 2 anos o híbrido faz sentido economicamente.
Eu simplifiquei os cálculos para fazer o ponto de que o seu caso de uso determina a melhor escolha. Ao determinar qual o veículo a comprar, você também quer considerar as diferenças nos custos de manutenção, seguro, valor de revenda, abatimentos fiscais e tudo mais que se aplique à sua situação.