Quão fundo deve ser um bunker?
Para proteção contra quedas nucleares, então pelo menos 3 pés de terra acima dele deve dar um fator de proteção de 1000. Depende do que você quer ser protegido, e de quão importante seria um alvo. Se digamos, uma superpotência sabe onde o bunker está, e realmente quer que seja destruído, mais as armas nucleares podem ser usadas, então é improvável que qualquer bunker prático possa sobreviver, ou mesmo se a estrutura real não colapsasse, os humanos frágeis dentro dele poderiam ser mortos, possivelmente por serem abalados até a morte pelo choque terrestre de uma bomba nuclear.
O bunker americano a 2000 pés abaixo do granito da Montanha Cheyenne, construído de unidades de aço montadas em molas gigantes, só era esperado que fizesse o seu trabalho, então cerca de 20 minutos depois o complexo era esperado que tivesse sido destruído por bombas nucleares, e isso foi décadas atrás na era da Guerra Fria, quando as bombas nucleares eram muito imprecisas. Seu projeto era sobreviver a uma bomba nuclear de 30 megatoneladas MAS somente se ela não pousasse a mais de 2 km de distância. Espero que tivesse sobrevivido um pouco mais perto, mas hoje em dia eles podem facilmente conseguir uma bomba nuclear para detonar em apenas algumas centenas de metros, ou mais perto. Não é apenas a profundidade e a força básica do bunker, mas a classificação de coisas como as válvulas anti-explosão que protegem as entradas de ar e os pulmões das pessoas lá dentro, mais as portas anti-explosão que entram em jogo. Então as entradas/saídas não devem colapsar, ou as pessoas poderiam ser enterradas.
Você poderia ir milhas abaixo do solo, talvez com cobertura de rocha acima, mas então se o inimigo soubesse o local (o que eles provavelmente fariam,) eles provavelmente ainda o destruiriam por algum meio. Os últimos bunker- busters são de alta tecnologia, amplificando o poder destrutivo da ogiva nuclear ao ser enterrada. Também, em algum momento, os prisioneiros do bunker precisariam emergir, por mais profundamente enterrado que o bunker pudesse estar. Vejo estes grandes bunkers privados, como os ex-silos de mísseis nucleares convertidos para os ricos, mas pessoas comuns, (mãe, pai, e seus filhos, talvez?) supostamente "protegidos" por tipos ex-militares. É altamente provável que os militares quisessem que eles próprios e as suas famílias estivessem dentro de tais bunkers, digamos, um ataque nuclear iminente. Como o dinheiro poderia ter pouco ou nenhum valor depois de uma guerra nuclear, seriam eles que estariam com as armas e treinados para lutar, assim poderiam relvar os ricos e tomar o bunker para si próprios. A profundidade do bunker não importaria necessariamente, pois haveria o túnel para eles chegarem até ele.
Um bunker relativamente pequeno que escapasse da detecção, assim permaneceu em segredo, e talvez apenas com cerca de 3-15 pés de terra acima dele, poderia ser tudo o que é necessário para a proteção de pessoas não militares, mas talvez pessoas ricas, que não tivessem armas nucleares ou armas apontadas diretamente para o seu bunker.