A que profundidade tem de ser um bunker para sobreviver a uma bomba nuclear?
Depende do tamanho da bomba, da distância a que é detonada, da explosão do ar ou do solo, e da força do bunker? Um bunker construído em concreto armado com paredes de 5 pés de espessura poderia resistir a uma bomba de 1 megatonelada a 1 milha de distância sem estar no subsolo. Um tubo de aço corrugado de parede fina precisaria ser enterrado com cerca de 4 pés de terra no topo para sobreviver a uma detonação similar.Existe também o fato de que haveria radiação nuclear inicial também, & são as pessoas que precisam sobreviver, não apenas a estrutura. Isto pode tornar-se mais um problema com abrigos de explosão muito fortes localizados perto de armas relativamente menores no alcance de 200 kilotoneladas ou menos, que podem sobreviver à explosão, mas estar sujeitas a altos níveis de INR. (A radiação nuclear inicial gama & raios de neutrões que vêm directamente da detonação & são mais penetrantes do que a radiação de precipitação da poeira que se segue.)
Que nível de exposição à radiação é aceitável para o corpo humano? Um que não te mate em poucas semanas, ou um nível que não aumente as tuas hipóteses de ter cancro nas décadas seguintes?
Eu projectei & construí um bunker com um total de 3 pés de betão armado & 11 pés de terra acima. Para a maioria dos cenários de quase-acidente esta quantidade dá proteção quase absoluta contra radiação, desde que o projeto incorpore portas de alta massa (pesadas) combinadas com longas entradas estreitas e curvas de 90 graus nelas.
Nenhum bunker prático pode agora suportar grandes armas nucleares de precisão atingindo diretamente em seus túneis de entrada. Mesmo o bunker da Montanha Cheyenne não sobreviveria. Eu leio frequentemente na imprensa que, acredite, não sobreviveria.
Num bunker ainda mais profundo que o da Montanha Cheyenne, a milhas abaixo do granito, as pessoas teriam que sair do seu "superbunker" em algum momento. Todas as saídas de emergência para um bunker muito importante seriam provavelmente conhecidas por um inimigo com a vigilância por satélite de hoje e destruídas, portanto, mesmo que a própria montanha sobrevivesse, eles seriam enterrados. Na década de 1960, o Exército dos EUA procurou enterrar uma máquina de perfuração de túneis do lado de dentro do bunker. Era a única maneira que eu podia ver que os ocupantes podiam sair.
Kim Jong -Un não estaria a salvo de um ataque directo dos EUA se se escondessem num grande bunker muito profundo que os EUA conheciam. Seria melhor ele ter muitos duplos de corpo e esconder-se num bunker relativamente pequeno, talvez no jardim privado de alguém com, digamos, 3 pés de terra acima dele, que os E.U.A. DIDN'T sabem que ele estava dentro. Desertores dizem que Kim tem centenas de locais para onde poderia fugir se N. Korea entrasse em guerra com os EUA
Se os EUA atacassem um bunker enorme em que Kim estava usando bunker busters com ponta nuclear, Kim e seu bunker estariam torrados!
Então quão profundo tem que ser um bunker para sobreviver a um ataque direto com armas nucleares modernas ? A resposta é muito profunda, é melhor estar noutro lugar. Não é impossível de fazer, mas se as saídas forem conhecidas e apontadas, você pode estar a milhas abaixo de uma montanha de granito, e uma 'Superpotência' ainda pode te derrubar se realmente quiser. Não haveria fuga possível de 'A Bomba'.'
Artigos semelhantes
- Para além de um abrigo anti-bomba, há alguma forma de sobreviver à Queda de uma bomba nuclear?
- A que profundidade vai uma bomba bunker buster e como é que ela o faz?
- O que fariam outros países se uma potência nuclear construísse uma bomba nuclear de 1 teraton?
- Se uma bomba nuclear explodir e você conseguir sobreviver num porão ou noutro abrigo, quanto tempo teria de esperar antes de sair?