Quão perto está a FLAC da qualidade 'muito alta' da Spotify?
Quão grande é um limão?
A resposta é tudo pela sua perspectiva sobre a qualidade do som. A qualidade "muito alta" de Spotify é normalmente tomada como sendo de 320kbps MP3. Para a música reproduzida em Spotify, a fonte de áudio original é em formato CD, que tem uma largura de banda de transmissão inerente de 1,411kbps. O Qobuz, por exemplo, irá transmitir ao máximo 1,411kbps - e pode mesmo transmitir mais do que isso se a faixa de áudio original tiver sido gravada num formato de resolução superior ao CD. E TIDAL também faz.
O formato MP3 é um sistema para - se você quiser pensar assim - 'zipar' arquivos de música para que eles ocupem menos espaço e possam ser transmitidos usando menos largura de banda. Este processo de zipping-up pode realmente ser feito de tal forma que a música possa ser cosida novamente na extremidade receptora como uma cópia exata do arquivo de áudio original. Mas para manter essa qualidade você acaba sendo limitado pelo quanto você pode reduzir o tamanho do arquivo ou a largura de banda de streaming. Você pode reduzi-los em cerca de 40-50%, mas raramente mais. Isso é o que a FLAC faz. FLAC é normalmente referido como um formato de compressão "sem perdas".
MP3 vai um passo além. Ele começa a jogar fora pedaços da música que ele pensa que você não consegue ouvir, ou não precisa ouvir. Para conseguir que a largura de banda de transmissão desça para 320kbps, isto equivale a cerca de metade da música. A maioria dos arquivos MP3 (como o que você provavelmente ouve em um rádio) normalmente fica em torno de 128kbps, e jogou fora uns bons 80% do arquivo original da música. Essa música deitada fora é perdida para sempre e nunca mais poderá ser recolocada durante a reprodução. Este tipo de processo é normalmente referido como "compressão com perdas".
A ideia, claro, é que o MP3 é muito, muito inteligente sobre quais os bits da música que deita fora. O resultado final é tal que um ouvinte casual provavelmente nem se importaria que algo estivesse faltando. E a 320kbps é necessário um sistema sério de reprodução de áudio para tornar essas diferenças audíveis. Portanto, a resposta à sua pergunta sobre o quão "próximo" é do FLAC depende inteiramente de quão importante para você é a música que está faltando. Uma pessoa pode pensar que as diferenças são totalmente inaudíveis. Outra pessoa pode pensar "meh - é perto o suficiente". Um terceiro pode pensar que há uma perda inaceitável de qualidade.
Pense no MP3 desta forma:
"Th d, f crs, s tht MP3 s vry, vry smrt bt whch bts f th msc t thrws wy. Th nd rslt s tht a csl lstnr prbbly wldnnr vn cr tht smthng s mssng. nd t 320kbps tks a srs d plybck systm to rndr ths dffrncs dbl."
You can probably can read that reasonably well, and reconstructions in your mind enough of what I originally wrote to get the message across. E se isso fosse tudo o que importava, talvez você não se importaria muito. Mas se toda aquela piscadela na tela lhe der dor de cabeça, ou se a mensagem fosse do seu banco e contivesse seus novos termos de hipoteca... bem, você pode achar isso mais problemático.
Então, qual é o tamanho de um limão? Bem, é maior que um limão....
Artigos semelhantes
- Qual reprodutor de áudio Windows / Mac oferece a melhor qualidade de som audiófila para Flac / DSD?
- Flac vs Mp3 : Diferença na qualidade do som?
- Você mudou a qualidade da música no Spotify para alta ou extrema? Vale a pena fazer?
- Qual é a diferença na qualidade do som entre Spotify e Spotify premium?