A Amazon pode detectar se um Kindle tem uma cópia de um livro pirateado?
Amazon tem um recurso "Documentos pessoais" que pode ser guardado não só no dispositivo Kindle, mas na biblioteca Kindle na nuvem da Amazon. Eles têm aplicativos em vários sistemas operacionais para enviar conteúdo de terceiros para sua nuvem e/ou dispositivos. Novamente, esta é uma característica anunciada.
Agora, se você comprar um livro de, digamos, Smashwords, de BookView Cafe, Story Bundle ou Humble Bundle dos autores diretamente, não será sobrecarregado com DRM[1], assim eles serão legíveis por seu Kindle enquanto perfeitamente legalmente em sua posse.
É imaginável que os editores incorporem alguma "impressão digital" esteganográfica secreta[2] em seu conteúdo que sobreviveria tecnicamente a um processo bastante simples de remoção de DRM (e conversão de formatos), e então compartilhem essa informação entre si. A Amazon poderia fazer isso apenas para suas próprias mercadorias, para que eles pudessem detectar quando alguém carrega um "documento" obtido por "DRM-liberating" algum livro comprado deles por outra pessoa, e depois "shared". Mas meu palpite é que essa abordagem criptográfica seria logo derrotada e que a Amazon não tem vontade de entrar numa perpétua "corrida armamentista" com hackers, e que a boa vontade ganha com a atual abordagem benevolente (e vendas adicionais que ela acaba gerando) é realmente melhor para os negócios.
Footnotes
[1] Gestão de direitos digitais - Wikipedia[2] Esteganografia - WikipediaArtigos semelhantes
- Por que você não pode obter um livro Kindle grátis quando você compra uma cópia impressa do mesmo livro na Amazon?
- Eu baixei um livro de amostra do Kindle. O que significa um livro de amostra?
- Como obter uma miniatura otimizada na Amazon para um livro Kindle e CreateSpace
- Você tem um Kindle Paperwhite? Pode realmente substituir um livro verdadeiro?