Qual é a diferença entre os processadores ARM e Intel AMD?
ARM e x86 são dois conjuntos de arquitetura e instruções diferentes. O ARM nasceu de uma empresa de computadores de Cambridge no Reino Unido nos anos 80, enquanto a Intel nasceu dos pioneiros do Vale do Silício no final dos anos 60/70.
Intel usa o que é efetivamente chamado de arquitetura do conjunto de instruções x86 e uma filosofia da CISC. CISC significa conjunto complexo de instruções. Um design CISC terá uma infinidade de instruções para quase todas as funções lógicas e matemáticas. Por exemplo, existirá uma instrução para raiz quadrada de dois inteiros. ARM usa o que é efetivamente conhecido como RISC ou conjuntos reduzidos de instruções. Os projetos RISC têm menos instruções disponíveis para programação, portanto uma raiz quadrada pode ter que ser composta de operações lógicas mais simples, adições e subtrações, o que é bem possível. RISC geralmente tem a vantagem de ter operações mais simples que podem funcionar a uma taxa muito maior ou ser canalizadas eficientemente em silício. O CISC tradicionalmente funciona mais lentamente devido à complexidade de projetar um circuito para funções avançadas. Além disso, o CISC pode ter modos de endereçamento muito complexos. Estes são como uma instrução vai buscar operadores e opera a partir de memória, registros ou offsets de memórias.
ARM também é uma casa de licenciamento IP (propriedade intelectual). Isto é, seus designs são vendidos para quem quer sintetizar seus processadores em silício. Eles não têm um fabuloso e são chamados de fabless por essa razão. A Intel, por outro lado, tem muitas fábulas, então eles controlam sua arquitetura de processador, bem como o processo de fabricação de seu design. Eles não vendem ou licenciam seu IP entretanto.
Artigos semelhantes
- Por que a Intel e a AMD não estão fabricando processadores ARM?
- A Intel e a AMD vão começar a fabricar processadores ARM para alcançar a Apple?
- Por que os processadores AMD produzem mais calor do que os processadores Intel?
- Por que os processadores ARM são mais eficientes em termos de energia (desempenho/watt) do que os processadores x86?