Casa > P > Porque É Que O Atom Da Intel Falhou Em Competir Com Os Processadores Arm?

Porque é que o Atom da Intel falhou em competir com os processadores ARM?

Primeiro, os primeiros Atoms não conseguiram fornecer a potência ultra baixa necessária para dispositivos do tamanho de um telefone.

Têm melhorado continuamente, no entanto, com os Atoms Medfield de núcleo único a serem competitivos em termos de potência e preço com os ARMs de núcleo duplo e quádruplo de gama média. O Silvermont aparentemente tira a hiper-rotação a favor de torná-lo uma verdadeira unidade dual-core (a contagem do núcleo é boa para a comercialização) e pretende que ele atinja o desempenho de ARM high-end no mesmo alvo de potência. Há telefones disponíveis na Índia, China e Europa que possuem processadores Intel Medfield Atom. Eu tenho a sensação de que eles não't querem lançar um nos EUA por causa da prevalência de redes 4G (a maioria do resto do mundo é principalmente 3G) e eles não't querem dar o pontapé inicial aqui até que eles tenham conseguido colocar um modem LTE no mesmo chip.

Segundo, um Atom era't um SOC de telefone completo ou outro SOC. Se você queria um modem sem fio nele, esse era outro chip. Controlador de ecrã táctil? Outro chip. Algo mais que um telefone precise além do processador? Outro chip. A Intel tentou vender vários chips empilhados num só pacote, mas o facto de serem vários chips tornou-o ineficiente tanto em termos térmicos como energéticos. Isso está mudando desde que a Intel vê que eles perderam o barco no celular, então eles têm que construir seu próprio barco para alcançar.

Por outro lado, a ARM é uma empresa IP, não uma empresa que produz dispositivos de silício. Empresas como a Qualcomm (Snapdragon), Texas Instruments (OMAP), Samsung (Exynos) e outros fabricantes de chips licenciam a arquitetura ARM e a incorporam em um design SOC, adicionando controladores de vídeo, modems LTE e outras coisas necessárias para fazer com que os telefones modernos funcionem como eles fazem.

Até onde eu sei, a Intel nunca tentou licenciar a estrutura Atom para designs SOC. Quando trabalhei lá, tentei algumas coisas para sugerir o licenciamento do Atom, mas não tive'não tenho muita posição para ter a idéia por aí.

Há algumas outras coisas que são desligamentos. Como a maioria dos dispositivos móveis são baseados no ARM, uma quantidade significativa de software teria que ser reescrita para funcionar no x86. Embora o x86 possa certamente emular muito bem o ARM, nem todos os aplicativos acabam sendo 100% compatíveis em um processador Intel emulando o ARM. Tem havido um grande projeto em andamento entre a Intel e o Google para fazer uma versão otimizada para x86 do Android, a fim de resolver os problemas de desempenho relacionados ao software.

De Carilyn

Processadores: Por que a Intel não pode fazer um chip do tipo RISC para competir com o ARM? :: Qual é a diferença entre os processadores ARM e Intel AMD?