Casa > P > Processadores: Por Que A Intel Não Pode Fazer Um Chip Do Tipo Risc Para Competir Com O Arm?

Processadores: Por que a Intel não pode fazer um chip do tipo RISC para competir com o ARM?

Interrogo-me sobre a mesma coisa.

ARM é dono do mobile, a Intel desistiu do mobile. Mas os ARM CPU's também estão rastejando no desktop e servidores, e recebendo rave reviews.

A escrita está na parede para x86, e eu acho que a Intel deveria usar suas enormes reservas de dinheiro para diversificar. A M1 é apenas a primeira CPU de desktop da Apple, o que acontece de 5 a 10 anos para cá? Onde estará a Apple? E a Qualcomm?

Even em terra x86, a Intel está enfrentando uma séria concorrência da AMD/TSMC. A TSMC já está fazendo chips de 5nm enquanto a Intel está lutando com 10nm. Quando a Intel chegar aos 5nm, onde estará o TSMC? Eu acho que a Intel nunca foi tão pressionada pela concorrência.

Descodificar instruções x86 é difícil, requer muita energia, e é quase impossível decodificar mais de 4 instruções ao mesmo tempo. Uma instrução x86 pode estar em qualquer lugar de 1 byte a 15 bytes, isso torna a decodificação de múltiplas instruções um problema exponencialmente difícil. Compare isso com o chip da Apple que pode decodificar 8 instruções whooping por ciclo a uma fração da potência, pois todas as instruções têm 32 bits de comprimento. É por isso que o x86 está destinado a falhar em portáteis, e eventualmente também em portáteis.

Atrás do complicado descodificador uber na sua CPU Intel, o microprocessador é basicamente um CPU RISC. As instruções do x86 são traduzidas em micro-operações pelo decodificador e são elas que alimentam o resto do núcleo. As micro-operações são basicamente RISC. Então a Intel não é estranha ao RISC.

Descodificar o x86 em microoperações também não é livre em desempenho, ele leva etapas adicionais de pipeline. Ter um pipeline mais profundo significa deitar mais trabalho fora quando as previsões erradas acontecem.

Intel tem experimentado com outras arquiteturas. Notavelmente, eles desenvolveram uma CPU VLIW chamada Itanium.

A Intel deveria licenciar o ARM? Eu não acho que essa seja uma boa estratégia, eles estariam muito atrás da Qualcomm e da NVIDIA. Além disso, eles estariam dando dinheiro para a concorrência (ARM), que é uma posição muito desconfortável para estar em.

Se a Intel quisesse, eles poderiam simplesmente comprar o SiFive. A Intel tem uma enorme experiência interna e eles têm o IP para cada componente necessário para construir um sistema completo a partir de um núcleo RISC-V. Eles poderiam dominar totalmente o cenário do RISC-V em poucos anos. Eles poderiam usá-lo para ter uma resposta para o ARM em dispositivos móveis e IoT, e dar a si mesmos uma estratégia de saída caso o x86 se torne um gargalo demais.

Eles também poderiam pular o ARM, existem outras arquiteturas com ordens de magnitude potenciais de melhor desempenho por watt. Eu gastaria alguma P&D em arquiteturas EDGE, por exemplo.

De Ivy Dixion

Qual processador é o melhor entre o Microsoft SQ1 e Intel Core i3 9ª geração? :: Porque é que o Atom da Intel falhou em competir com os processadores ARM?