Como é que as salas de cinema ganham dinheiro?
Mark's resposta é a chave. Para mais alguns detalhes -- as bebidas da fonte custam centavos para fazer, incluindo o copo, a tampa e a palha, por isso a relação de lucro é enorme. É por isso que lhe cobram cerca de 4 dólares por um refrigerante. As pipocas são igualmente muito baratas, e cobram uma grande quantia por elas. É por isso que mesmo os teatros baratos (alguns são teatros de um dólar) podem permanecer no negócio, a margem de lucro em bebidas e comida é tão alta.
Para os bilhetes, tenha em mente que a situação na grande maioria dos teatros nos EUA é que os teatros conseguem manter uma percentagem cada vez maior das vendas de bilhetes quanto mais tempo o filme estiver no teatro. Assim, por exemplo, o fim-de-semana de estreia pode ser o fim-de-semana em que o teatro mantém apenas 10% das vendas de bilhetes, mas na quarta semana o teatro' a percentagem de espectadores pode chegar aos 25%, e na 10ª semana o teatro pode manter até 50% ou mais das vendas de bilhetes.
É por isso que, por exemplo, "Titanic" foi uma grande bênção para os cinemas - o filme foi exibido durante tanto tempo (mais de 40 semanas de estreia, creio) que depois dos primeiros três meses, os cinemas estavam a manter uma grande parte das vendas de bilhetes. Isso foi importante porque "Titanic" não teve' não teve uma abertura enorme como a maioria dos filmes que se tornaram blockbusters -- ele lentamente, construiu uma audiência e continuou a vender ingressos semana após semana. O fim-de-semana de maior bilheteira foi o SEXTO fim-de-semana de lançamento do It&apos, quando fez $36 milhões.
Os filmes diferentes fazem negócios diferentes com os cinemas, claro, por isso a percentagem exacta é diferente de filme para filme, mas envolve sempre os cinemas a concordarem com um pequeno corte no início e uma percentagem sempre crescente ao longo do tempo, porque o dinheiro real para os cinemas está nas bebidas e nas pipocas primeiro, e depois noutras comidas e doces, e por último na venda de bilhetes.
EDIT: Um usuário anon abaixo faz um ponto importante -- a questão é't especificamente sobre a maior margem de lucro ou a fonte de renda pluralista para os teatros etc, it's como os teatros em geral ganham dinheiro. Concessões como um todo -- doces, bebidas, pipocas, etc -- representam a maior fonte de renda global se as vendas de ingressos forem divididas em tipos e gêneros (o que pode parecer injusto, exceto que tipos diferentes de filmes resultarão em negócios muito diferentes para a quantidade de ingressos que o teatro pode manter), e têm a maior margem de lucro também, mas como uma porcentagem da receita total de um teatro' as concessões de receita total do teatro (em oposição aos lucros) são apenas cerca de 40-45% da renda. I'd argumentar que é definitivamente importante se a maior parte dessa porcentagem é lucro, contra apenas metade ou menos da receita de ingressos sendo lucro, então se olharmos as margens de lucro em oposição à renda, as concessões se tornam uma porcentagem muito maior, é claro.
Her's alguns dados úteis:
http://www.ibisworld.com/industry/default.aspx?indid=1244&partnerid=ValuationResources
Keep, tendo em mente, também, que os totais irão flutuar dependendo dos filmes 3D, um lançamento particularmente grande e lucrativo (como Avatar, por exemplo), e assim por diante. Assim, as percentagens irão mudar um pouco de ano para ano, ou de década para década, mas em termos gerais as concessões tendem a permanecer entre 40-45% do rendimento total, mas é uma percentagem muito mais elevada dos lucros.