Qual é a diferença entre as salas de cinema digital IMAX e 4K?
Esta pergunta é um pouco como perguntar qual é a diferença entre um grande camião de plataforma e pneus radiais. O camião usa cansado, mas a característica mais importante é o seu grande trailer. Da mesma forma, a característica mais importante de um teatro IMAX é o grande ecrã, não a resolução do projector.
Quando os projectores digitais foram instalados pela primeira vez em teatros há cerca de dez anos atrás tinham uma resolução de 2K, que é um chip de imagem digital 2048 x 1080. Mais tarde, a SONY introduziu um projector de cinema digital 4K (4096 x 2160), numa tentativa de diferenciar os seus produtos. Os outros fabricantes acabaram por combinar a SONY com os seus próprios projectores 4K. A maioria dos auditórios de cinema de hoje têm projectores 2K porque estes foram instalados antes do 4K estar disponível.
Na prática esta diferença de resolução não deve importar para o público porque você pode' não veja a diferença na resolução a menos que a tela tenha pelo menos 60ft. de largura, o que a maioria não tem.
Existem vários estilos de teatros Imax. A maioria deles foi atualizada de filme para digital nos últimos anos. O IMAX utiliza projetores digitais duplos, cada um com resolução de 2K. Eles afirmam que isto é equivalente a 4K de resolução, mas na verdade não é. Ainda é 2K, mas com o dobro de brilho.
A verdadeira vantagem de um verdadeiro teatro Imax é o tamanho do ecrã e o design do auditório que permite à maioria dos espectadores sentarem-se perto do ecrã. Mas a maioria dos auditórios IMAX não oferece este design; são auditórios multiplex padrão com um ecrã ligeiramente maior.
Uma tela grande é, na minha opinião, uma melhoria muito mais importante para o público do que o aumento da resolução. O meu conselho é não procurar um teatro 4K mas sim um auditório com um ecrã muito grande como um verdadeiro Imax ou os teatros premium equivalentes como o XD da Cinemark, o RPX da Regal ou o ETX da AMC.