Porque é que o USB C não tornou obsoleto um USB mais antigo como o 3.0? É por causa do custo?
USB-C só existe há 5 anos. Ele tem praticamente tomado conta do mercado de portáteis e tablets. Diabos, acabei de adquirir uma nova placa de som USB e este género mudou de usar o USB-B como interface na placa de som para uma interface USB-C.
Mas tivemos 25 anos dessa interface USB-A sendo omnipresente em PCs e Portáteis. O laptop que estou usando tem 4 anos, tem uma interface USB-C e 3 interfaces USB-A 3.1 (mesma velocidade do lançamento do USB-C suportando 10Gb/s)
Tenho dezenas de unidades flash com interfaces USB-A, tenho dezenas de dispositivos com interfaces USB-A embutidas. Enquanto eu tenho um número crescente de dispositivos com uma interface USB-C, em geral eles não precisam de dados de 10Gb/s, mas eles fornecem um cabo USB-C para USB-A que pode suportar USB 3.1 e que 10Gb/s se você conectá-lo em um USB-A que é USB 3.1, mas ele também funcionará perfeitamente bem ligando-o em um PC mais antigo USB 2.0 porta em 480Mb/s.
Então os portáteis e periféricos foram transitando para suportar USB-C, você pode até mesmo comprar unidades flash com interface USB-C se você escolher, mas a maioria dos que vêm com cabos ainda vão jogar em um cabo USB-C para USB-A e se você quiser, você pode simplesmente usar um cabo USB-C para USB-C. Mas eles querem garantir que a sua base de utilizadores tenha o que precisa na caixa. Todos os utilizadores com um novo Mac Pro com USB-C só têm cabos USB-C para USB-C. Mas aqueles com máquinas mais antigas não têm, eles ainda têm portas USB-A.
Agora, com o passar do tempo, você vai começar a ver empresas que não têm uma base de clientes que está 100% vinculada a eles (ou seja todos, excepto a Apple) vão migrar para o domínio USB-C e, eventualmente, deixar cair a porta USB-A, tal como deixaram cair as portas para impressoras, portas seriais, jaques Ethernet, slots PCMCIA.
Ainda não vai para USB 3.0 obsoleto nem sequer para USB 2.0 obsoleto, porquê? Porque o padrão USB-C requer compatibilidade com versões anteriores, neste caso com USB 2.0. A indústria basicamente obsoleto USB 1.0 e 1.1 porque todos passaram para USB 2.0 e mais tarde. Agora estamos passando para onde quase ninguém está fazendo dispositivos USB 2.0. USB 3.0 é praticamente o nível básico e não há nenhuma vantagem de custo para fornecer USB 2.0 sobre USB 3.0, mas leva tempo para se mover completamente para longe.
Em mais 5 anos, você terá dificuldade para encontrar um laptop que não tenha várias portas USB-C, e seja alimentado/carregado usando USB-PD em uma dessas portas. Você provavelmente verá uma única porta USB-A esquerda em muitos dos laptops por mais 5 anos, mas eles vão desaparecer.
Pessoalmente, estou pronto para mudar para uma porta 2-3 USB-C e 2 portas USB-A laptop, e eu poderia até mesmo ir sem uma porta USB-A, pois eu tenho um adaptador USB-C que tem 2 USB-A's, um HDMI, microSD e slot de cartão SD, bem como uma porta USB-C que pode levar um USB-PD como entrada para carregar como ele está fazendo isso. Mas posso dizer honestamente que sou a exceção e não a regra hoje.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre custo de fabricação, custo de produção, custo dos produtos vendidos e o custo das vendas?
- O segundo equipamento do Luffy tornou-se obsoleto nos episódios actuais do One Piece?
- A ESPN está actualmente com mais problemas por causa da política ou por causa do corte de cabos e da desagregação do pacote de cabos?
- É necessário desinstalar o meu antigo antivírus antes de instalar o meu antigo?