É possível fazer um LED magenta?
Depende do que você quer dizer com "um LED".
Se você está feliz em chamar um LED a qualquer coisa que cabe dentro de uma embalagem plástica do tamanho de um LED, você pode comprar um agora. Basta comprar um LED RGB e aplicar energia apenas nos fios vermelho e azul, deixando o verde sem energia. Presto - magenta!
Or você poderia começar com um LED azul, e revesti-lo com um fósforo que converte azul para vermelho. Se você conseguir a espessura correta do revestimento, o resultado será uma mistura de azul e vermelho, que é magenta. Não sei se estes existem comercialmente, ou se usar misturas de LEDs vermelhos e azuis é mais económico.
Por outro lado, se quiser um único chip semicondutor que emita luz magenta, provavelmente não. Existem LEDs violeta que emitem luz com cerca de 405 nm de comprimento de onda, e esta cor violeta pode ser considerada um exemplo extremo de magenta, pois está localizada na "linha de púrpura" num diagrama de cromaticidade. Mas para a maioria das pessoas, magenta significa algo que é mais roxo que violeta, e roxo é produzido misturando vermelho com azul (ou violeta).
LEDs (pelo menos os produzidos até à data) produzem uma gama bastante estreita de comprimentos de onda, pelo que um único chip semicondutor não pode produzir vermelho e azul ao mesmo tempo.