Como podemos proteger melhor as redes 5G para o IoT?
5G não é inerentemente mais vulnerável do que a geração anterior de tecnologias móveis. Ele está usando tecnologias 4G com muitas melhorias para questões não resolvidas.
Dois exemplos para isso são:
- Belhor autenticação de usuários,>li>Criptação de dados melhorada
Então, por que tantas pessoas estão falando de 5G por ser a maior ameaça à segurança nacional?
Bem, a principal razão é que a implantação de 5G trará um uso massivo de comunicação do tipo máquina. As previsões dizem que bilhões de pequenos dispositivos simples para serem conectados à rede celular e entre si.
Estes dispositivos virão de vários fornecedores e executarão uma variedade de aplicações que nunca vimos em redes celulares antes.
Para atingir o nível certo de segurança, cada dispositivo IOT conectado deve ser confiável. Isso significa, no mínimo, garantir a identidade e o controle de acesso do dispositivo IOT. Além disso, o dispositivo deve ter a combinação certa de hardware e software confiável, que usará a segurança de rede 5G, mas também protegerá a própria aplicação.
Para resumir, a rede 5G fornece tecnologia de ponta para lidar com as ameaças à segurança. Entretanto, em uma realidade onde bilhões de pequenos dispositivos IOT estão espalhados, os usuários, ou organizações que implantam os dispositivos IOT, têm que ter certeza de que os dispositivos utilizados são confiáveis.
Artigos semelhantes
- Quão perigosa é a radiação proveniente de roteadores Wifi de rede mesh? Como posso proteger-me ou proteger-me dela?
- Como podemos proteger o nosso telefone contra malware? Se há algum software malware no meu telefone, então como é que o sei?
- Qual a plataforma de desenvolvimento de IoT, como ESP32 e Raspberry Pi, que é melhor para usar com AWS para iniciantes?
- Qual deles tem o melhor futuro em IOT, Android ou desenvolvimento web?