BCl3 é uma molécula não polar, mas por que ela forma uma ligação polar?
Tentarei manter isto o mais simples possível para uma melhor compreensão.
Então BCl3 é uma molécula não polar sim e as ligações são polares então porque é que isto é? Bem, a razão por trás é a eletronegatividade dos elementos. Se você pesquisar no Google tabela periódica de eletronegatividade você obtém uma tabela periódica com elementos e alguns números sobre eles.
Estes números dizem-lhe a eletronegatividade que em termos termos nos diz que quanto mais eletronegativo o átomo mais puxa sobre outros elétrons. Podemos ver que Cl tem eletronegatividade de 3.16 e B 2.04.
Agora imagine que você faz uma única ligação entre Cl e B o que você obtém é uma ligação polar e uma molécula polar. Isto acontece porque o átomo de Cl puxa um pouco mais de electrões para si mesmo a partir de B. Isso em termos de termo torna Cl um pouco mais negativo que B e é assim que se obtém uma ligação polar/molécula polar.
Agora porque é que a molécula de BCl3 não é também polar? Essa é uma grande pergunta e a resposta está na geometria. BCl3 forma ligações de 120°, o que significa que é simétrica.
Para tentar colocar isto em termos simples imagine que você tem um diamante enorme que não pode quebrar. Agora você amarra esse diamante a 3 carros que têm a mesma massa e usam a mesma aceleração e estão dispostos em ângulos de 120° em cada direção.
O que vai acontecer com o diamante vai se mover ou não?
A resposta é não porque o movimento se cancela a si mesmo. Você vê que os átomos de Cl são idênticos, o que significa que eles puxam a mesma quantidade nos elétrons B. A mesma coisa acontece com o diamante.
Os átomos de Cl ainda terão um pouco mais de negatividade para eles, mas como eles estão dispostos simetricamente, os efeitos se cancelarão.