Uma molécula que tenha uma distribuição simétrica de laços polares covalentes será não polar como um todo?
Vou escrever uma resposta para a sua pergunta e dei o exemplo de dois compostos e explicar que uma molécula é polar ? mas com base na simetria , geometria e momento dipolo.
A forma de uma molécula e a polaridade das suas ligações determinam a POLARIDADE GLOBAL dessa molécula. Uma molécula que contém ligações polares, pode não ter nenhuma polaridade geral, dependendo da sua forma. A simples definição de se uma molécula complexa é polar ou não depende de se seus centros gerais de cargas positivas e negativas se sobrepõem. Se esses centros se encontram no mesmo ponto no espaço, então a molécula não tem polaridade total (e é não polar). Se uma molécula é completamente simétrica, então os vetores de momento dipolo em cada molécula se anularão mutuamente, tornando a molécula não polar. Uma molécula só pode ser polar se a estrutura dessa molécula não for simétrica.
Distribuições de carga de CO2 e H2O. As regiões de cor azul e vermelha são regiões com sinais negativos e positivos, respectivamente.
Um bom exemplo de uma molécula não polar que contém ligações polares é o dióxido de carbono. Esta é uma molécula linear e cada ligação C=O é, na verdade, polar. O carbono central terá uma carga líquida positiva, e os dois átomos externos de oxigênio uma carga líquida negativa. No entanto, como a molécula é linear, estes dois dipolos de ligação cancelam-se mutuamente (ou seja, a adição vectorial dos dipolos é igual a zero) e a molécula total tem um momento dipolo zero (μ=0[matemática]μ=0[/math]).
enquanto que a água tem uma estrutura dobrada devido à presença de dois pares solitários, o seu momento dipolo de cada átomo OH não será cancelado e tem um alto valor de momento dipolo = 1,84 D, de modo que a água é polar.
O momento dipolo determina a polaridade de uma substância.