Como os japoneses percebem o sexismo desenfreado no anime e nos videogames?
Vou te dar minha resposta como a mulher que nasceu no Japão e viveu uma vida cheia de anime e videogames.Não é que não exista ou que a sua "cultura" não a veja... Isso é um rumor/mito mantido e espalhado pelos ocidentais como uma tentativa desesperada de entender uma cultura e sociedade estranha a eles, especialmente quando eles não tentam entender a perspectiva das mulheres, também conhecida como metade da sua população.
Na maior parte das vezes pensa-se que as mulheres no Japão simplesmente ignoram e fazem vista grossa. Então, como elas lidam com isso se também estão em anime/jogos? Nós NÃO estamos realmente cegos para isso. Eu vou dar a perspectiva feminina aqui:
Alguns fãs aguentam e continuam a jogar/observar essas séries sexistas (e muitos usam grupos só de mulheres-jogos online para desabafar sobre isso), poucos fãs sortudos não se importam ou permanecem ignorantes sobre o sexismo e vivem na ignorância feliz, e então você tem a maioria das fãs de anime feminino que são como eu, e evitará essas séries sexistas, e em vez disso se entregam ao seu próprio anime feminino ou anime "unisexo" ou para puro entretenimento ou como uma forma de escapismo do material sexista.
É uma das maiores razões de gêneros como BL (Boys Love), Shoujo, Josei, e Otome existirem. É por isso que "Estrada Otome" é um local da vida real no Japão de todos os lugares, e não é em Akihabara. Para atender às mulheres que não querem apenas assistir ao anime sobre algum personagem principal masculino cercado por garotas, e que gostariam de ver o reverso ou simplesmente ver caras mais bonitos. Você pode notar que muito do gênero "shounen" anime, que é originalmente destinado a crianças e adolescentes, muitas vezes inclui personagens masculinos muito atraentes... parte da razão é porque isso atrai muitas fãs femininas que de outra forma ficariam com a série Shoujo/Josei sem ação. Assim, de certa forma, estes anime "para rapazes" chamados Shounen conseguem muitas vezes atrair uma audiência universal de espectadores masculinos e femininos (mesmo que alguns ainda tenham sexismo).
Uma das fãs de anime feminino no Japão, o anime puro de comédia com elenco maioritariamente masculino também é muito popular porque eles não tendem a ser sexistas, na verdade eles tendem a ser muito igualitários e deixam ambos os personagens masculinos e femininos fazerem o que quer que seja e ambos serem o alvo de piadas igualmente, nenhum dos sexos particularmente sexualizado (Gintama por exemplo sendo um dos anime de comédia mais populares é um bom exemplo de um anime que é bom por não ser grosseiramente sexista). Mas acima de tudo, é simplesmente divertido de se ver.
Muitas mulheres japonesas (bem mesmo nos EUA) cresceram sem saber realmente o que é estar verdadeiramente livre do sexismo, como é realmente difícil de imaginar já que está tão longe da realidade, tão naturalmente, um passo para algo que nos faz felizes, mesmo que ainda tenha problemas e esteja longe de ser qualquer solução real (como o género Otome ter frequentemente heroínas doormat, mas muitos ainda o observam só para os rapazes), pode ser visto como a única maneira fácil de realmente suportar ou desfrutar de qualquer coisa na vida.
P>Even estarei disposto a encolher os ombros de uma cena medíocremente sexista de um anime que tem uma quantidade decente de fanservice "for-female" (como um elenco de tipos de anime bonitos e maioritariamente, ou personagens femininas mais relatáveis), porque o que mais poderemos assistir de outra forma? Então você tem as muitas mulheres que ainda vão aguentar jogar um jogo que tem uma comunidade tóxica como os homens, porque elas apenas gostam muito do jogo e não há realmente nenhuma alternativa melhor para elas. Basta pensar nisso como um remédio para o sintoma, mas não uma cura para a condição médica subjacente.
Então, embora possa não VER como as mulheres são vocais sobre isso, elas realmente estão em seus próprios espaços seguros ou em grupos de amigos próximos, que é o único lugar que elas podem desabafar com segurança sobre isso sem serem atacadas por expressarem essa opinião. Mas em público, você não vai ver as mulheres reclamarem muito, especialmente no Japão, porque é simplesmente considerado inaceitável fazê-lo em público. Ainda mais no Japão do que nos Estados Unidos, espera-se que as mulheres sejam hiper-conscientes e extra atenciosas com os homens que as rodeiam em público, portanto dizer ou fazer ou mesmo mover-se de qualquer forma na rua que possa ser ofensivo para um homem é um grande tabu. É como se você não fosse baleado ou algo assim, mas com certeza será envergonhado como louco e humilhado. Então eles são realmente limitados em onde e quando podem ser eles mesmos.