É uma pena trabalhar como um desenvolvedor de software júnior aos 34 anos de idade?
Não, eu acho que não. E não só em trabalhos relacionados com software, mas em geral. Ainda me lembro de uma história que ouvi há anos, quando estava de férias na Grécia. Havia um cara que foi para os EUA aos 18 anos com uma bolsa de estudos tae kwon do, depois se machucou muito, fazendo isso e aquilo pelos próximos 10 anos. Depois, aos 28 anos, ele voltou para a Europa (era da Sérvia), matriculou-se em estudos médicos, obteve o diploma (o doutorado básico normal nesta parte do mundo leva 6 anos). Então, ele tinha 34 - 35 anos e estava apenas começando a carreira médica - em um campo que tem um nível de entrada muito mais alto do que o desenvolvimento de software. Mas ele parecia muito determinado, duvido que tivesse vergonha de alguma coisa.Comecei a trabalhar em suporte técnico aos 33 anos. Eu era alfabetizado por computador (usei Linux durante anos e provavelmente sabia mais do que uma pessoa comum) mas nada muito extravagante. Tenho bacharelado em filosofia e as coisas que fazia antes não estavam relacionadas a computação (embora estivesse bem preparado para lidar com conceitos abstratos que serão de grande ajuda um pouco mais tarde). O suporte técnico é uma daquelas áreas onde a maioria das pessoas está na casa dos vinte anos, então eu era normalmente 5 a 10 anos mais velho que meus colegas, mas isso nunca foi um problema.
P>Auto rápido 4 anos eu passei aprendendo sobre bancos de dados e programação, algumas ferramentas e tecnologias legais e lendo livros com acrônimos estranhos (as pessoas da CS parecem adorar estes e os usam como algum tipo de aperto de mão verbal oculto - "CLRS", "SICP", "Nand2Tetris" (ok, isto não é realmente um acrônimo)) e eu estou procurando ativamente por posições de desenvolvimento júnior. Eu já tenho algumas coisas acontecendo e acredito firmemente que me tornarei um dev júnior na próxima primavera, o mais tardar.
Após isso acontecer, vou ter vergonha do meu "cabelo grisalho" emparelhado com o título de dev júnior? Não, eu acho que não. Mas terei vergonha se eu me tornar um preguiçoso e parar de aprender e crescer.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre um desenvolvedor Android, um desenvolvedor de aplicativos Android, e um desenvolvedor de framework Android?
- A National Honor Society vale a pena como Júnior?
- A Academia Júnior da Academia de Ciências de Nova Iorque é um programa respeitável?
- É possível ter um AVC aos 21 anos de idade?