Qual é a diferença entre 'novos usuários' e 'instalações' no Google Analytics para uma aplicação móvel?
Por que o AdWords mostra X conversões para uma campanha e o Analytics mostra Y?
Por que o Facebook mostra X conversões para uma campanha e o Analytics mostra Y?
Eu já ouvi esse tipo de pergunta mais vezes do que eu tenho "Good Morning"
É um pesadelo para os analistas quando dois sistemas de rastreamento relatam métricas diferentes para a mesma dimensão e o pesadelo fica ainda mais assustador com a análise de aplicativos. Porque muitas vezes ferramentas de análise de comportamento como o google analytics não são suficientes para rastrear fontes de instalação de aplicativos e plataformas de medição móveis como Apsalar, Apsflyer, Tune, etc. são usadas para rastrear AppInstalls.
Por que os anunciantes usam plataformas de medição móveis além do google analytics?
Pós-voltas: Capacidade das plataformas de medição móveis para enviar o sucesso da Appinstall para o editor que enviou o usuário para a loja de jogos. Isto é especialmente mais importante porque muitas vezes os editores são pagos por instalação e não nos modelos tradicionais de CPM / CPC. O Google analytics também adicionou recentemente a funcionalidade postback, mas ainda está limitado a editores selecionados.
Por que os anunciantes usam plataformas de análise de comportamento além das plataformas de medição móvel?
Embora as plataformas móveis de medição forneçam grandes insights na aquisição do usuário, estas frequentemente são encontradas em falta quando se trata de comportamento de mergulho profundo do usuário em sessão, onde ferramentas analíticas tradicionais como o google analytics fazem um trabalho melhor.
Nightmare começa quando são feitas perguntas sobre números de instalação de acordo com MMP e números de "Novos Usuários" no google analytics não estão nem mesmo no mesmo ballpark. Um parece estar no football park e outro no baseball park.
Vejamos como os usuários são definidos para MMPs e para Google Analytics.
MMP: A maioria dos MMPs irá rastrear a instalação pelo AID que é um identificador de dispositivo semi-persistente (GAID/IDFA) e a reinstalação não será contada como install.
Google Analytics: A definição de "Novos usuários" no Google Analytics não tem nada de identificador de dispositivo de qualquer tipo e é baseado no clientID que é gerado pelo GA SDK. Há muito pouca documentação disponível sobre quando este ClientID muda para um dispositivo, então eu conduzi meu próprio experimento e descobri o seguinte.
- Launch the Application>>>Kill the Application>> Launch again : Client ID não muda o que significa que este usuário não será tratado como novo usuário. (Mas ele vai mudar o tempo entre 2 lançamentos de aplicativos que excedam 2 anos)li>li>Launch the Application>>Mata o Aplicativo >> Limpa os dados do seu aplicativo >> Lança novamente: ID do cliente para alterações no 2º lançamento, o que significa que este usuário será considerado um novo usuário e a fonte de aquisição para este usuário será direta>li>Launch the Application >> Mata a aplicação >> Desinstala a aplicação >> Lança novamente: Cliend ID para alterações no 2º lançamento o que significa que este usuário será considerado um novo usuário e a fonte de aquisição para este usuário será direta.
Isto mostra como o Google Analytics pode contar o mesmo dispositivo que o novo usuário enquanto o MMP não contará e o GA "Novos usuários" será mais do que o número de instalação informado pelo MMP.
Soluções Possíveis:
>ul>Rastreamento do ID do usuário: Se o seu aplicativo exige que os usuários façam login, você pode usar o recurso de rastreamento de ID de usuário do GA para minimizar esta discrepância>li> Se o seu aplicativo não exige que os usuários façam login, então você pode passar o ID de publicidade (GAID/IDFA) como ID de usuário do dispositivo.