Qual é a frequência de 4G?
4G hoje é usada em todas as principais bandas de telecomunicações móveis, existem pequenas diferenças de região para região e de operador de telecomunicações para operador de telecomunicações dependendo de quanto espectro possuem e podem usar em várias partes do mundo.
4G tem bastante fome de espectro, uma vez que é frequentemente implantada em canais de 10-20 MHz de largura, por isso, para ser eficiente, você precisa ser capaz de adequá-la ao espectro existente. Várias bandas de telecomunicações móveis têm diferentes larguras de banda geralmente de 30 MHz a cerca de 75 Mhz, dependendo da banda de frequência, região, país e quantos operadores estão a partilhar o espectro, o que significa que cada operador pode chegar a qualquer lugar de 5 a 40 MHz de espectro.
Em geral, em muitas partes coexistirão tanto 2G na forma de GSM/EDGE, como 3G UMTS com 4G LTE. É apenas recentemente que as comunicações de voz sobre LTE se tornaram uma coisa estável, antes disso você era forçado a ter também 2G ou 3G pelo menos em algumas bandas para suportar as comunicações de voz.
Na Europa geralmente você pode encontrar 4G LTE em bandas de cerca de 600 MHz até 2600 MHz com a possibilidade de ter novo espectro disponível mais tarde. As bandas classicamente implantadas agora são a banda 800, a banda 900, a banda 1800, a banda 2100 e a banda 2600. Você pode encontrar LTE em todas essas bandas ou na maioria delas. Nas Américas as bandas estão geralmente em 700, 850, 1900, 2100 e 2600. A banda 2100 americana também é diferente da europeia, pois a ligação ascendente (telefone para a estação base) está numa frequência diferente da europeia. Existem também diferenças na Ásia, particularmente no Japão, bem como em alguns países como o Brasil que mistura bandas europeias e americanas até certo ponto (e com vários sucessos).
Hoje em dia é vista uma reforma onde o 3G está sendo redistribuído com 4G mais e mais enquanto o 2G ainda tem o seu lugar, pois há uma enorme quantidade de pequenos dispositivos ainda usando 2G, provavelmente estará por perto num futuro previsível, mas com pequena capacidade, uma vez que o LTE leva a maior parte dele.
Então o avanço para 5G também está a acontecer neste momento, as bandas de frequência existentes serão reutilizadas para 5G, uma vez que é uma forma contínua de 4G LTE em 5G LTE Avançado, bem como o Novo Rádio (NR). Além disso, estão sendo analisadas várias bandas de freqüência para adicionar mais espectro para 5G, estas bandas são as bandas médias de 3 GHz a 10 GHz e as bandas altas de 10 GHz até possivelmente 60 GHz. Exatamente como elas serão utilizadas, teremos que ver nos próximos anos.
Artigos semelhantes
- Com que frequência você deve descongelar um refrigerador? Com que frequência?
- Com que frequência você deve carregar o seu iPhone? É melhor que carregue com frequência ou durante a noite?
- O que se passa com uma frequência de 432 Hz? Aparentemente, ouvir música nesta frequência é benéfico para a saúde.
- Qual relógio ou pulso é o melhor para o HRV - Variação da Frequência Cardíaca?