Quem foi o último fuzileiro a sair do Vietname?
Ele pode não ser o último, mas está muito perto. John Ripley (USMC) - WikipediaJohn Walter Ripley (29 de junho de 1939 - 28 de outubro de 2008) foi um oficial do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos que recebeu a Cruz da Marinha por suas ações em combate durante a Guerra do Vietnã.
Na manhã da Páscoa de 1972, o Capitão Ripley se expôs repetidamente a um intenso fogo inimigo durante um período de três horas enquanto se preparava para explodir uma ponte essencial em Dong Ha. Suas ações dificultaram significativamente o avanço do Exército Vietnamita do Norte&apos para o Vietnã do Sul. A história de "Ripley at the Bridge" é lendária no Corpo de Fuzileiros Navais e é capturada em um diorama envolvente na Academia Naval dos Estados Unidos. O livro Bridge at the Bridge at Dong Ha de John Grider Miller é leitura obrigatória para a Academia Naval plebes.
Em 28 de outubro de 2009, foi publicada a primeira biografia sobre o Coronel Ripley. Foi escrita por Norman Fulkerson e tem o título de An American Knight, The Life of Col. John W. Ripley.
Embora sob intenso e implacável fogo inimigo, Ripley balançou por cerca de três horas sob a ponte a fim de prender 500 libras de explosivos ao vão, acabando por obliterá-lo. Sua ação, conduzida sob fogo inimigo enquanto ia e vinha em busca de materiais, frustrou definitivamente um ataque de 20.000 tropas inimigas e dezenas de tanques e foi tema de um livro, A Ponte em Dong Ha, do Coronel John Grider Miller. Ele atribui seu sucesso à ajuda de Deus e de sua mãe. Quando a sua energia estava prestes a dar, ele começou um canto rítmico, "Jesus, Maria, leva-me lá". Seu corpo taxado aos seus limites extremos, sua ação é considerada um dos maiores exemplos de concentração sob fogo nos anais da história militar dos EUA. Também atrasou as forças da NVA de tomar Saigão por mais três anos.