Os fones de ouvido Bluetooth são seguros de usar?
A razão pela qual as opiniões abundam (ao invés de fatos), é porque a pesquisa tem se concentrado na radiação absorvida - mas poucos estudos científicos ou clínicos correlacionaram esses dados com sintomas adversos e tiraram conclusões definitivas sobre os riscos à saúde.Os telefones sem fio emitem um nível mais baixo de energia de radiofreqüência (muitas vezes referida como radiação não ionizante) do que os telefones celulares. Os fones de ouvido Bluetooth emitem ainda menos. Naturalmente, diferentes frequências e ciclos de funcionamento (a fração de tempo que um usuário está transmitindo) também podem estar relacionados com o efeito sobre a saúde. Mas, se olharmos apenas para a potência de saída, é possível classificar o contínuo de risco de rádio desta forma (da maior parte da potência irradiada para a menor):
>ul>>li>Handheld police-talkies estilo walkie talkies (até 5 watts ou mais)li>Li>Old style Mobile phones; saco de ombro ou tijolo (até 3 watts)>li>>Novos telemóveis e smart phones (1 watt)a) Tabela SAR mostra a radiação absorvida para telemóveis populares
b) Telemóveis e risco de cancro>li>WiFi router em sua casa (tipicamente, 100~600mW)
(mas estes não são colocados contra a cabeça)li>telefones sem fio (c/ estação base em casa) [estudo de segurança]2-way Bluetooth headsets
(SAR = 0.001 W/Kg comparado com 1~1.6 para um telefone móvel inteligente)<
[matemática]_{continuação}[/math] [matemática]_{baixo...}[/math]
Obtre curso, fones de ouvido, são muitas vezes sem fio, o que nos leva à sua pergunta sobre Bluetooth. Se assumirmos que o Bluetooth é uma tecnologia mais segura para uso freqüente perto da cabeça, ainda podemos levar nossa orientação dos estudos com telefones inteligentes, já que eles irradiam mais potência e porque seu uso se tornou onipresente em todo o mundo.
Os fabricantes de telefones são obrigados a executar testes de "Absorção Específica ou Radiação" [SAR] na cabeça de um usuário. Os resultados são publicados no guia do usuário do produto e uma comparação de muitos modelos de telefones pode ser vista aqui. A FCC estabelece um limite de 1,6 watts absorvidos por quilograma de massa corporal durante uma chamada telefónica de 30 minutos, com o telefone colocado directamente contra o ouvido de um manequim de teste. Embora os testes não ofereçam conclusões sobre os riscos à saúde, eles determinam quais telefones resultam na absorção da maior ou menor potência RF na cabeça.
Estudar a absorção RF é útil para ordenar os riscos potenciais, mas existem alguns estudos projetados para tirar conclusões sobre os riscos. Um estudo muito recente sobre a RF proveniente de telefones celulares forneceu resultados conflitantes que são difíceis de interpretar. Assim, as operadoras de telefonia continuam a aconselhar que os telefones devem ser usados principalmente no modo alto-falante ou com um fone de ouvido. Elas também aconselham limitar o uso de telefones celulares por crianças pequenas, porque o cérebro e o crânio ainda não estão totalmente formados.
Os telefones celulares e seus serviços estão entre as maiores indústrias do mundo. Na verdade, é a maior indústria em crescimento de todos os tempos. Mais do que a televisão, automóveis e Coca-Cola. Se um risco para a saúde afetasse as vendas ou o comportamento, o fluxo de centenas de bilhões de dólares mudaria drasticamente. Por esta razão, os transportadores estão envolvidos no financiamento ou administração de alguns estudos científicos. Naturalmente, isso cria um conflito de interesses que turva ainda mais a imagem.
Os fones de ouvido Bluetooth são muito provavelmente mais seguros do que todos os outros dispositivos da lista acima. Embora o transmissor esteja muito perto do seu crânio e cérebro (pode até estar dentro do ouvido!), a potência irradiada é uma pequena fração dos outros dispositivos. O SAR de um auricular Erikson é de 0,001 W/Kg, comparado com 1 a 1,6W/Kg para um típico smart phone. Porque é que isto?...
...A energia necessária para chegar a outro dispositivo depende tanto da distância como da largura de banda dos dados. Um telefone inteligente troca voz ou dados de alta velocidade com torres localizadas a até 40 milhas de distância (64 Km), enquanto um fone de ouvido bluetooth não envia dados de alta velocidade. Ele envia apenas áudio de baixa largura de banda, e seu alcance é limitado a cerca de 100 pés (30m). Em média, seu transmissor usa níveis de potência de cerca de [matemática]^1[/math]/[matemática]_{2000}[/math] necessários para um telefone celular.
Por isso, quaisquer que sejam os riscos de dosar o nosso rosto e cérebro com ondas de rádio absorvidas, é muito provável que o Bluetooth apresente muito, muito menos riscos.
>P>DisclaimerEu sou um antigo engenheiro de hardware - mas não um especialista em saúde ou os riscos da radiação RF. Uso frequentemente telemóveis, telefones sem fios e peças auriculares bluetooth e, como consumidor, preocupo-me com os seus efeitos na saúde.
Artigos semelhantes
- Os fones de ouvido com fio emitem radiação e são mais seguros do que os fones de ouvido sem fio?
- Posso usar fones de ouvido com um amplificador de guitarra tubular sem entrada para fones de ouvido?
- Quais são os melhores fones de ouvido sem fio (não fones de ouvido) com cancelamento de ruído abaixo de 20.000 rúpias?
- É possível conectar fones de ouvido Bluetooth 5.0 a um transmissor Bluetooth 4.2?