Casa > C > Como Instalar E Rodar Linux Em Um Chromebook

Como instalar e rodar Linux em um Chromebook

ChromeOS pode rodar muitas aplicações Linux, e o ChromeOS é na verdade uma versão personalizada (muito bloqueada) do Gentoo. Mas quanto a carregar uma distribuição Linux ACTUAL em um Chromebook, na maioria das vezes a resposta é sim, embora possa não ser tão simples como colocar o Linux em um PC Laptop/Desktop.

Uma das principais considerações é se você tem um processador baseado em ARM no Chromebook, ou um processador x86. Existem distribuições Linux compatíveis com ARM (o Manjaro no ARM é bom), mas o velho Ubuntu ou o Manjaro normais não funcionam. Se é um Chromebook baseado em x86, qualquer distribuição 64-bit deve funcionar bem.

Outra consideração principal é se você quer um ambiente de dual-boot VERDADEIRO (ou até mesmo apagar completamente o ChromeOS e substituí-lo pelo Linux), ou se ao invés disso você só quer um desktop Linux completo dentro do ChromeOS sem dual-boot. Com o Crouton, você pode realmente instalar um desktop Linux na sua instalação do ChromeOS e alternar entre eles com uma tecla de atalho. Para isso, você precisará habilitar o modo de desenvolvimento. Você precisará então desligar, e enquanto estiver desligado, segure as teclas ESC e Refresh e pressione o botão de energia. Pressione Ctrl-D na primeira tela, depois quando lhe perguntarem se você quer desligar o disparate da autenticação do SO, pressione enter. Você pode então instalar o Crouton e ter um ambiente Linux no qual você pode chrootar, e este é um bom guia para você fazer isso Como instalar o Linux no seu Chromebook

No entanto, isso não é o mesmo que instalar completamente o Linux no Chromebook, e se é isso que você quer, seja para um boot duplo ou apenas para executar o Linux por si só, você pode fazer isso também. Existem ferramentas como o chrx que o ajudam a fazer isso, e o guia que eu liguei acima também tem instruções e links para o software e documentação necessários.

Esteja ciente de que você tem que habilitar o modo desenvolvedor para essas duas opções, e habilitar o modo desenvolvedor apaga todos os dados no dispositivo, então certifique-se de que tudo esteja com backup. Além disso, a menos que você tenha uma quantidade muito grande de armazenamento (o que é raro para um Chromebook), a inicialização dupla pode ser mais problemática do que vale, e você pode querer apenas limpar o ChromeOS e instalar o Linux, o que o chrx também pode fazer.

De Alfonse Novegrod

Quanto tempo demora a renderizar um filme da Pixar? :: 550 watts é suficiente para o RTX 3070?