Quais são os maiores problemas que a sociedade está enfrentando hoje?
Para uma pergunta muito ampla eu gostaria de oferecer uma resposta muito ampla.Qual você acha que é o maior problema que está acontecendo com a nossa sociedade hoje?
Se eu fosse resumir, eu diria que é: A indústria do ultraje/atenção e seu efeito nos movimentos políticos e sociais.
Se você estivesse em uma sala cheia de pessoas e alguém entrasse com uma pasta cheia de dinheiro e dissesse "Eu darei este dinheiro a quem puder chamar minha atenção e ficar com ele", o que você acha que aconteceria naquela sala? Aquela sala, em poucas palavras, é a nossa sociedade actual. Vivemos num mundo em que a novidade é mais valiosa do que a verdade.
Durante o surgimento dos meios de comunicação de massa, alguém teve a engenhosa ideia de subsidiar a sua criação de conteúdo com publicidade. Eventualmente, este modelo veio a dominar. Uma vez que entramos na era da TV, nos acostumamos a anúncios persistentes em nossas vidas. Eu cresci em um mundo de presença persistente na TV. Pessoas nascidas após cerca de 1990 viverão em um mundo de presença constante na Internet. Os grandes sites de mídia social como Facebook e YouTube vieram a ser por volta de 2004-2005. Esses sites eram baseados no mesmo modelo de publicidade, mas com conteúdo gerado pelo usuário.
Na era da internet todos nós somos criadores de conteúdo em potencial. O dinheiro anda por aí para se ter, se de alguma forma conseguirmos criar um espectáculo convincente. As pessoas estão agora competindo para ganhar Followers, Assinantes, Views e Retweets. Devemos nos surpreender que, neste mercado de atenção, as pessoas tenham aprendido que é mais fácil de titilar do que estimular, que é mais fácil de escandalizar do que educar? É muito mais fácil apelar às suas emoções do que à sua razão.
O "cash me outside girl" nada mais é do que o produto previsível deste modelo onde qualquer tipo de espectáculo pode ser transformado em fama e dinheiro.
Outras vezes, o discurso político e social é dominado pelo ultraje e pelo sensacionalismo. A eleição de Donald Trump é um exemplo de como este processo está a decorrer. Ele é uma imagem de marca, uma celebridade da televisão que entrega seus pensamentos "presidenciais" em tweets noturnos. Sua eleição foi, em grande parte, um resultado da ascensão de sites de propaganda empurrando o ultraje para o ganho financeiro/político. Percorrer a primeira página de Breitbart é como percorrer um mundo curado de ultraje. Cada manchete e artigo é cuidadosamente escolhido para se adequar a uma narrativa sobre o mundo. Não é tanto sobre o que é real ou verdadeiro, mas sobre o que você vê, como você o vê e como ele é apresentado. Todas estas coisas são apresentadas de uma forma a conduzir uma narrativa de ultraje.
Com a saída certa e a apresentação certa, pequenos eventos podem ser ampliados para criar a aparência de um significado maior. As pessoas respondem a esses eventos em massa para criar uma pressão política e social. Isto foi evidente durante a campanha Trump, quando grandes massas de pessoas responderam com verdadeira energia emocional a histórias essencialmente fabricadas de estupradores mexicanos e à tomada da Suécia por muçulmanos. Oklahoma, o estado conservador vermelho mais profundo sentiu a necessidade de proibir a lei Sharia. O próprio Trump, que descobre "notícias falsas", é ele próprio um ávido consumidor e propagador de ultraje fabricado. Isto era óbvio quando ele se colocou diante da história do pássaro.
Numa democracia, onde as pessoas baseiam seus votos e, portanto, sua representação no que acreditam estar acontecendo no mundo, é especialmente perigoso que estas narrativas estejam criando uma imagem completamente distorcida do mundo.
Artigos semelhantes
- Quais são os problemas que a Índia está enfrentando?
- Quais são os problemas que você está enfrentando com a nova atualização do OxygenOS 11 no OnePlus?
- Quais são os maiores problemas que os editores de vídeo enfrentam?
- Quais você acha que são os maiores desafios no campo do design UX na era digital de hoje?