Qual é a precisão do Fitbit ao acompanhar o ritmo cardíaco e outras estatísticas durante um mergulho?
Tanto quanto sei, o FitBit não rastreia a frequência cardíaca durante um banho (pelo menos, isto é verdade para o FitBit Versa 2 quando uma actividade de natação é iniciada). Não tenho a certeza porque é que isto acontece, porque também tenho um Garmin Swim 2 que faz.Que diz, se não disseres ao FitBit que estás a nadar, ele não sabe que estás a nadar, por isso, neste caso, consegues mesmo medir a frequência cardíaca. Uma vez tive que usar este recurso para derivar a duração real da minha natação quando o temporizador parou inesperadamente no início da natação.
Como é preciso, eu realmente não poderia dizer. Eu poderia tentar reunir os dados do meu FitBit (com a desativação do nadar) e do meu Garmin e comparar os dois.
Dito isto, eu não tenho certeza de que os dados do FitBit HR sejam tão precisos em primeiro lugar. Na verdade, eu fui para a despesa substancial de consultar um cardiologista quase inteiramente com base nos altos dados de FC do meu FitBit enquanto eu estava correndo. Ela não encontrou nada em nenhum dos testes que fez (teste de estresse do ECG, escore de cálcio coronário e ecocardiograma). O teste de estresse do ECG me deu a FC máxima em cada intervalo de 5, 2 minutos. Alinhei os mesmos dados do meu FitBit, calculei a mesma estatística e tratei a linha de regressão entre os dois conjuntos de dados (mostrado abaixo). Encontrei no meu próprio caso, com meu próprio aparelho, o FitBit lê cerca de 18% mais alto que o equipamento de teste de esforço do ECG a taxas cardíacas mais altas.
Ironicamente, se eu tivesse sabido isso inicialmente, eu não teria me dado ao trabalho de consultar um cardiologista em primeiro lugar, não que não fosse uma coisa útil de se fazer de qualquer forma.
Aparte disso, a outra coisa divertida desse exercício é que eu adquiri o Garmin Swim 2 desde então e ainda uso os dois aparelhos. Agora que "sei" que não há nada de errado com meu coração, meu coração raramente corre acima de 140 bpm enquanto corro no Garmin ou, estranhamente, no FitBit (normalmente subia para 185 bpm enquanto corria antes de consultar o cardiologista).
Eu suspeito que o sensor opcional baseado em dados de FC é mais preciso se você usar um dispositivo ligeiramente mais apertado, do que ligeiramente mais frouxo e suspeito que isso é duplamente verdade quando você está nadando, pois reduz a chance de que a água possa afetar o funcionamento dos sensores ópticos. No entanto, eu ainda não provei isto conclusivamente e é realmente apenas um palpite neste ponto.
Apesar de estarmos a falar de precisão, o Versa 2 não tem o seu próprio GPS, por isso usa o meu iPhone &/ou Strava para obter os seus dados GPS. Quando comecei a usar o meu Garmin Swim 2, notei que o FitBit estava reportando distâncias 10-16% maiores (para corridas) do que o Garmin Swim 2. Isto também significa que as estimativas do ritmo FitBit são 10-16% mais altas.
Isto foi muito decepcionante de aprender porque afinal eu não estava correndo a 04:16/km, mas estava correndo em qualquer lugar entre 04:40/km e 04:57/km. Então, eu tive que me aprofundar nisto baixando os arquivos TCX de ambos os dispositivos. Depois calculei a diferença entre a distância reportada e a distância GPS (por exemplo, soma das distâncias entre pontos GPS consecutivos) e obtive grandes diferenças entre o FitBit e o GPS Garmin. O FitBit reportava distâncias um pouco maiores do que tanto os relatórios Garmin como as distâncias derivadas dos dados GPS brutos. Os relatórios de distância Garmin são na verdade ligeiramente inferiores às distâncias dos dados de GPS em bruto. Eu suspeito que o verdadeiro valor está algures entre os dados GPS brutos e os relatórios Garmin.
Em essência, o Garmin 2 é muito mais verdadeiro para o GPS, excepto onde existem erros de correcção de GPS, mas o FitBit no máximo usa o GPS como uma anotação grosseira de onde pensava que estava em cada ponto do tempo. O FitBit parece ignorar o GPS para a medição da distância e parece utilizar uma medição de distância baseada em passos.
No entanto, o comprimento de passos que está a utilizar no meu caso não parece estar relacionado com o meu comprimento de passos real (tal como medido pelo Garmin Swim 2, utilizando um GPS e medições de cadência ou configurado manualmente nas definições do FitBit). Pode ser que quando o FitBit usa Strava para a medição do GPS, ele também usa Strava para a estimativa do comprimento da passada e na verdade é um problema baseado em Strava, mas eu ainda não tenho certeza disso.
Estes gráficos mostram deltas entre as medições de distância relatadas e as baseadas em GPS para o FitBit Versa 2 e para o Garmin Swim 2. O agrupamento de erros no caso Garmin está relacionado com obstruções de GPS na paisagem na rota, onde como os erros FitBit Versa 2 são basicamente distribuídos com um ligeiro viés que representa o erro de stride length.
Este é um gráfico da distância progressiva reportada e da distância progressiva de GPS para o FitBit Versa 2, numa corrida. Os erros são normalmente distribuídos com um ligeiro viés relacionado com erros de stride length.
Este é o mesmo gráfico para o Garmin Swim 2. A distribuição é bastante diferente porque o Garmin utiliza o GPS para a medição da distância excepto quando existe um problema na obtenção de uma correcção GPS, enquanto que o FitBit Versa 2 calcula a distância de outra forma e apenas utiliza as correcções GPS para fins de anotação.
Não vou mostrar os resultados aqui, mas também escrevi uma ferramenta que pode ajustar um ficheiro TCX FitBit para que as distâncias progressivas sejam escaladas para serem consistentes com a distância total do GPS, e depois mexer com os pontos GPS progressivos para que sejam de facto 100% consistentes com as medições de distância (editadas) decorridas - eliminando assim "erro" nos ficheiros TCX. Não sei porque fiz isso, além de parecer divertido tentar.
BTW: Uma das razões porque eu comprei o Garmin Swim 2 é que suas funções e relatórios de natação são muito mais detalhados que os equivalentes do Fit Bit Versa 2. Por exemplo, o FitBit Versa 2 muitas vezes não conta as voltas correctamente e simplesmente não fornece estatísticas por volta. O Garmin Swim 2 parece contar muito bem as voltas (ele faz barulho quando você está na última volta), tem um temporizador de volta para que você possa facilmente dizer se você está no ritmo ou não (que normalmente é o meu caso!) e tem estatísticas detalhadas por volta, incluindo o ritmo por volta, contagem de tempos, pontuação SWOLF. Aqui estão duas capturas de tela, que mostram o ritmo das voltas sobrepostas com a contagem de tempos e o ritmo cardíaco (respectivamente).
Artigos semelhantes
- Qual é a precisão do Relógio Apple para acompanhar o ritmo cardíaco durante as sessões de natação?
- Como é que um monitor de ritmo cardíaco mede o ritmo cardíaco?
- O Fitbit consegue medir com precisão o ritmo cardíaco durante o exercício?
- Como é a precisão do Huami Amazfit Bip U para medir o ritmo cardíaco a um ritmo moderado?