Como calcular a rotatividade mensal para um aplicativo gratuito para iPhone
Definir rotatividade no contexto de aplicativos móveis não é tão simples quanto fazê-lo para negócios de assinatura de baunilha - onde esta métrica tem sido historicamente utilizada - como serviços de telecomunicações para consumidores, apólices de seguro ou outros serviços ainda mais novos baseados em assinatura como Netflix ou Spotify.
De um alto nível, a rotatividade pode ser dividida em dois 'tipos': rotatividade contratual e não contratual. O churn contratual é quando um cliente toma alguma ação específica e concreta para encerrar sua relação com seu negócio. Exemplos disso podem ser o cancelamento de uma assinatura mensal, a eliminação de uma conta ou a desinstalação da sua aplicação. Os negócios baseados em assinaturas são os melhores candidatos para usar o churn contratual. Para o churn contratual, calcular uma taxa de churn mensal é bastante simples:
# de Cancelamentos / # Contas Ativas
Churn não-contratual é muito menos bem compreendido. Isto descreve situações em que o churn não pode ser imediatamente detectado quando um cliente toma uma ação específica. Pelo contrário, a agitação extracontratual ocorre quando os clientes deixam de executar algum comportamento não regular ao longo do tempo. Exemplos disso podem ser não ter nenhuma atividade de sessão ou evento em 30 dias consecutivos, ou não ter nenhuma atividade com relação a um evento específico - como fazer uma compra - em um número de dias, semanas ou meses consecutivos. Ecommerce, mídia e outros negócios sem inscrição são os melhores candidatos para usar a rotatividade não contratual.
Calcular a rotatividade mensal não-contratual é um pouco mais complexo. Primeiro você precisa decidir:
- Que ação(ões) ou comportamento(s) do cliente precisa estar ausente(s) para que um cliente seja considerado churned? Alguns exemplos podem ser fazer uma compra, consumir algum conteúdo, ou simplesmente nenhuma atividade.>li>li>Por quanto tempo essa(s) ação(ões) ou comportamento(s) deve(m) estar ausente(s)? Na minha experiência, uma boa referência para a maioria das empresas para começar a avaliar a rotatividade dos clientes tem sido definir este período para 30 dias.
>br>Após estas questões terem sido respondidas, o cálculo de uma taxa de rotatividade mensal não contratual é semelhante à taxa contratual:
# de clientes rotativos / (# clientes activos + # clientes rotativos)
No final, controlar e medir a rotatividade é importante para que possa, por sua vez, controlar e medir o valor esperado da sua base de clientes e negócio. Tente ampliar sua definição de rotatividade para entender o valor residual de um usuário retido e, por sua vez, quanto você estaria disposto a gastar para mantê-los.