Como funciona o velocímetro de um carro?
Velocidade do motor varia em relação à velocidade no solo porque enquanto as rodas giram uma distância fixa por rotação, as rotações do motor às rotações das rodas são regidas por um conjunto complexo de ligações mecânicas. A transmissão tem até 6 ou 7 rotações e sobrecurso e até neutro onde as rotações do motor não fazem nenhum movimento do carro. Aí's o deslizamento da transmissão automática e a engrenagem do diferencial.
Na realidade eles medem algo com relação fixa como a saída da transmissão e uma relação de diferencial conhecida, então eles podem determinar as rotações no ponto de medição para as voltas da roda (em frações) e trabalhar a distância percorrida por revolução. Às vezes, eles apenas medem a velocidade de rotação da roda, já que os carros mais novos possuem sensores de velocidade da roda para ABS. A partir daí é simples obter a velocidade, já que a distância percorrida é a circunferência da roda.
Bem, é quase simples já que a roda desgasta uma fração considerável de uma polegada e a roda deforma-se um pouco onde encontra a estrada. Assim os spedómetros são't sempre tão precisos.
Um spedómetro GPS mede o tempo e a distância percorrida com precisão para poder medir com precisão a velocidade de um veículo em movimento. Enquanto algumas unidades GPS mostram a velocidade, eu acho que nenhuma substituiu o spedômetro do traço principal até agora. Talvez porque é possível perder o sinal GPS em túneis e em cidades entre edifícios altos.
Artigos semelhantes
- Por que o velocímetro no Waze mostra que estou indo 3-5 mph mais devagar do que o velocímetro do meu carro mostra?
- Como é que um velocímetro/odómetro de carro compensa o desgaste dos pneus?
- O que é mais preciso, o velocímetro do meu carro ou o do meu GPS?
- Quão preciso é o velocímetro Waze? Nem sempre coincide com o do carro.