Qual é o mecanismo de funcionamento de um velocímetro em automóveis?
O velho velocímetro mecânico usava um eixo flexível, accionado por uma roda. Este eixo gira com uma velocidade proporcional à velocidade do carro. Ele aciona um ímã que gira em um cilindro metálico. O magnetismo tenta mover o cilindro com ele, mas o cilindro é retido por uma mola espiral. Assim, quanto mais rápido o carro roda, mais rápido o ímã gira e maior a força magnética aplicada ao cilindro roda o cilindro contra a resistência da mola. O indicador do velocímetro está diretamente ligado ao cilindro, às vezes você pode ver a mola através do furo na escala.
Os velocímetros eletrônicos modernos funcionam com sensores, que contam a rotação das rodas. Pode-se ver isso muito facilmente quando se olha para um computador de bicicleta. Ele tem um sensor no garfo, que é um interruptor magnético. Ele se liga, assim que um ímã se aproxima dele. O íman de repetição é encaixado nos raios. O computador da bicicleta tem uma função de temporizador. Assim, ele conta o tempo e o número de rotações das rodas em um determinado período de tempo. Num processo de configuração tem de escolher o diâmetro da roda utilizada na sua bicicleta, para que o computador saiba até onde a bicicleta viaja numa rotação da roda. O resto é matemática simples.
Os speedos mais modernos nos carros são eletrônicos, mesmo que mostrem uma agulha em uma escala. Eles são simplesmente controlados por um computador que converte um certo número de sinais do sensor da roda em uma certa voltagem, que conduz a agulha.
Artigos semelhantes
- Por que o velocímetro no Waze mostra que estou indo 3-5 mph mais devagar do que o velocímetro do meu carro mostra?
- Qual é o melhor mecanismo de busca para procurar fotos pornográficas?
- Qual é o mecanismo de jogo apropriado para criar jogos multiplayer?
- Qual é o mecanismo no sistema de transmissão scooty?