Como é que se formam as nuvens de cumulonimbus?
Estágio de cúmulo de comulonimbus:
O primeiro estágio é o estágio de cúmulo de torre, ou estágio de crescimento. O ar quente e úmido sobe e esfria, eventualmente condensando em uma nuvem de cúmulo. Conforme a condensação ocorre, ela aquece o ar (lembre-se, a condensação é um processo de aquecimento), mantendo o ar dentro da nuvem mais quente do que o ar ao seu redor. Isto mantém o ar instável e permite que a nuvem continue a crescer verticalmente. Durante esta fase, as correntes de ar mantêm as gotículas de água e os cristais de gelo suspensos na nuvem. Não há precipitação, e geralmente não há relâmpagos ou trovões durante esta fase. À medida que a nuvem se acumula em altitudes onde a temperatura está abaixo de zero, grandes gotas de chuva e até mesmo pequenos granizos começam a se formar. Eventualmente, as gotas de chuva e o pequeno granizo tornam-se suficientemente pesados para que a correnteza não os consiga manter suspensos na nuvem e começam a cair como precipitação. Estas partículas em queda, e a evaporação e resfriamento do ar perto dos limites da nuvem, criam um downdraft, o que significa o início da próxima etapa.
Estágio maduro
O aparecimento dos downdrafts marca o início do estágio maduro. Durante esta fase, as actualizações e um downdrafts estão presentes e a tempestade está no seu estado mais intenso. A nuvem cresce tão alto, que atinge uma parte estável da atmosfera (possivelmente a estratosfera) e não pode crescer mais alto. O topo da nuvem espalha-se e forma uma bigorna. Relâmpagos, trovões, chuvas fortes e possivelmente pequenos granizos são produzidos durante esta fase. Algum tempo depois que a tempestade entra em seu estágio de maturidade, ela eventualmente começa a se dissipar. Isto significa o início do próximo estágio.
Estágio Dissipante
Durante este estágio final, as correntes de ar enfraquecem e as enxurradas dominam a tempestade. A tempestade não costuma durar muito mais depois disto ocorrer porque as correntes de ar estavam fornecendo a tempestade com seu "combustível", o ar quente e úmido da superfície. Sem o ar quente e úmido, as gotículas de nuvens param de crescer e apenas alguma precipitação leve permanece. Muitas vezes, a parte inferior da nuvem evapora e a única coisa que resta da tempestade é a bigorna.
Obrigado NOAA!
http://www.srh.noaa.gov/crp/?n=education-thunderstorms
Artigos semelhantes
- O que é esta linha vertical de nuvens no Google Earth? Como foi formada? É uma formação real de nuvens ou apenas alguma falha?
- Como é que os peixes se formam naturalmente num lago?
- O que são tempestades tropicais? Como elas se formam?
- Quais são as bolhas que se formam na superfície do chá de infusão?